7ª edição do Afrofuturismo discute inovação e ancestralidade no Centro Histórico

Foto: Bruno Concha/ Secom PMS
Texto: Mateus Soares/ Secom PMS
A sétima edição do Festival Afrofuturismo será realizada na próxima sexta-feira (5) e sábado (6) no Centro Histórico, com uma programação gratuita que reúne palestras, talks, rodas de conversa e performances artísticas.
Com o tema “Ancestrais do Futuro”, inspirado na obra de Grazi Mendes, o evento propõe reflexões sobre inovação, diversidade, tecnologia e responsabilidade intergeracional, encerrando as atividades do Novembro Salvador Capital Afro. A edição conta com o patrocínio da Prefeitura.
A vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos, falou sobre o papel do festival dentro da agenda cultural da cidade. “O Festival Afrofuturismo evidencia algo que Salvador vive todos os dias: nosso futuro nasce da força da nossa ancestralidade. Encerrar o Novembro Salvador Capital Afro com esse evento gratuito e potente reafirma o nosso compromisso em democratizar o conhecimento, valorizar a inovação e fortalecer as vozes que constroem novos mundos a partir das nossas raízes”, disse.
O festival, acrescentou a gestora, projeta a capital baiana no cenário global da criatividade e da diversidade. Em formato pocket, a sétima edição concentra as atividades em diferentes espaços do Centro Histórico, como os Largos Tereza Batista, Quincas Berro D’água e Pedro Arcanjo, além da Casa Vale do Dendê.
Ao todo, serão 13 horas de conteúdos por dia, distribuídos em trilhas temáticas sobre ancestralidade, finanças, tecnologia, arte e empreendedorismo.
A programação contará com 24 convidados, entre eles Grazi Mendes, que conduz o painel principal na sexta-feira (5), às 14h. Nomes como Nina Silva, Mônica Anjos, Isa Silva e Robson de Jesus, recordista do Guinness Book, também integram a grade. O festival inclui ainda Feira de Empreendedorismo e exposição de startups.
As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo site (https://www.sympla.com.br/evento/festival-afrofuturismo-ano-vii-ancestrais-do-futuro/3210499).
