FGM inaugura efígie em Itapuã que celebra o legado e a memória de Cira do Acarajé
Texto: Ascom FGM
Foto: Reprodução | Instagram
A Fundação Gregório de Mattos (FGM) inaugura nesta quinta-feira (4) uma efígie em homenagem a Cira do Acarajé, uma das figuras mais emblemáticas da cultura soteropolitana. A homenagem acontece na Prasça Oxum do Abaeté, no bairro de Itapuã, em cerimônia marcada para as 17h.
A obra – uma efígie laminada em resina com fibra de vidro, pintada em dourado e fixada sobre totem de concreto revestido em granito cinza- foi criada pela artista Conceição Dias e executada pela equipe do setor de fibra de vidro e resina da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal).
Nascida em Salvador em 1951, Jaciara de Jesus Santos se consolidou como uma das baianas de acarajé mais conhecidas e respeitadas do estado, com pontos tradicionais em Itapuã, Piatã, Rio Vermelho e Lauro de Freitas. A homenagem acontece na data em que se completam 5 anos de seu falecimento, em 4 de dezembro de 2020, data consagrada a Santa Bárbara, sincretizada com Iansã, divindade a quem o acarajé é ofertado nos rituais do candomblé.
A instalação da escultura reafirma a importância de Cira como símbolo cultural de Salvador, como destaca Roberta Ventura, gerente de Patrimônio Cultural da FGM. “Cira permanece como uma das figuras mais emblemáticas da cultura de Salvador. Seu trabalho como baiana de acarajé ultrapassou a esfera gastronômica: tornou-se símbolo de resistência, de tradição afro-brasileira e de identidade soteropolitana”.
