2 de dezembro de 2025
Cultura

Salvador recebe 5,2 mil turistas do primeiro cruzeiro de dezembro com música, dança e passaporte para equipamentos culturais

Fotos: Otávio Santos / Secom PMS
Reportagem: Camila Vieira / Secom PMS

Salvador recebeu o primeiro navio turístico do mês de dezembro, nesta terça-feira (2), marcando o início da temporada de cruzeiros que irão passar pela capital baiana durante a alta estação. A embarcação MSC Seaview trouxe 5,2 mil visitantes vindos de Búzios (RJ). Ao pisarem em solo baiano, os visitantes foram acolhidos pelo receptivo da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e animados por uma banda percussiva. Os turistas nacionais e internacionais receberam as boas-vindas de dançarinos que fizeram questão de apresentar coreografias de axé, levando a energia e identidade cultural da cidade.

Vale destacar que nesta temporada 2025/2026, a Bahia lidera o Nordeste em número de escalas marítimas. No total, serão 80 operações, sendo 62 em Salvador. Para o diretor de Turismo da capital baiana, Gegê Magalhães, a chegada do MSC Seaview abre oficialmente o mês mais movimentado do calendário de cruzeiros, quando Salvador se torna um dos destinos mais desejados do Brasil e do mundo. “Um grande navio, um gigante dos mares chegando para dar o start desse período tão promissor para o turismo da nossa cidade. Esse é o maior navio dessa temporada e é muito importante para a gente receber bem e mostrar todo potencial que a gente tem”, destaca.

Dos 5.210 passageiros do cruzeiro MSC Seaview, 3.630 são estrangeiros. Para orientar os visitantes internacionais, três promotoras bilíngues estiveram presentes no porto. Além da festa com música e dança, os agentes da Secult também entregaram passaportes para visitação aos equipamentos culturais e pontos turísticos da cidade, estimulando a visitação e a circulação dos turistas pela capital. Segundo Gegê Magalhães, a ação do receptivo tem como propósito encantar e apresentar a riqueza cultural da capital baiana logo na chegada dos visitantes, fortalecendo a imagem da cidade como um destino turístico vibrante.

Com um grupo de 20 pessoas, entre amigos e familiares, a biomédica Janaína Letícia Lins, 27 anos, elogiou a recepção e revelou estar bastante ansiosa para conhecer o Centro Histórico. Pela primeira vez na cidade, a turista fez questão de decorar os braços com uma pintura tribal oferecida por dois pintores, responsáveis por realizar desenhos corporais artísticos nos visitantes que desembarcam do cruzeiro.

“Estou amando tudo isso aqui. Essa música, a dança, esses desenhos, uma experiência cultural imediata já na chegada. Estou curiosa para o que está por vir. Salvador tem seus encantos e já quero conhecer tudo”, disse a turista, que já planeja voltar para passar uma estadia maior. “Será nosso destino de viagem do ano que vem”, afirmou.

Para o casal curitibano Carlos Seixas, 60 anos, e Rosemar Seixas, 56 anos, a passagem por Salvador é um dos grandes momentos da programação do Cruzeiro MSC Seaview. “Saber que iríamos parar aqui foi um dos motivos pelo qual escolhemos esse roteiro. A gente não conhece a cidade e hoje vamos aproveitar bastante o dia”, disse a cabeleireira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *