Toffoli manda PF fazer buscas na 13ª Vara de Curitiba, berço da Lava Jato
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, autorizou nesta quarta-feira, 3, buscas na 13º Vara Federal de Curitiba – unidade em que o ex-juiz e senador Sergio Moro (União-PR) atuou pela extinta Lava Jato.
A inspeção no berço da Lava Jato está sendo executada por agentes da Polícia Federal.

A ação decretada por Toffoli determinou ao diretor de secretaria da 13ª Vara Federal de Curitiba que concedesse acesso à equipe policial aos processos citados nas acusações feitas pelo empresário e ex-deputado Tony Garcia, que envolvem personagens como os doleiros Vinicius Claret (conhecido como Juca Bala), Dario Messer e Claudio Fernando Barbosa de Souza.
Tony afirma que Moro o coagiu a fazer gravações ilegais contra autoridades. Garcia diz ter agido como “infiltrado” de Moro desde o caso Banestado, no final de 2004, até a Lava Jato, que terminou em 2021.

A Justiça Federal em Curitiba informou que não vai se manifestar.
O Estadão pediu posicionamento de Moro. Em outras ocasiões, quando surgiram as denúncias de Garcia e Rodrigo Tacla Duran, o ex-juiz que conduziu a polêmica operação rechaçou as acusações.
Em 6 de outubro, Dias Toffoli autorizou a PF a realizar diligências na 13ª Vara Federal de Curitiba. Esta é a segunda operação de busca e apreensão do ano na unidade.
Em atualização.
