Prefeito Bruno Reis recebe prêmio da Defensoria Pública e destaca papel da instituição na garantia de direitos

Foto: Valter Pontes / Secom PMS
Reportagem: Nilson Marinho / Secom PMS
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, foi um dos homenageados na celebração dos 40 anos da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA), realizada nesta terça-feira (3), no Trapiche Barnabé, no bairro do Comércio. O chefe do Executivo municipal recebeu o reconhecimento pela ‘Relevante Atuação Pública e pelo Compromisso com a Cidadania e Inclusão Social’, honraria entregue pela instituição durante o evento.
Ao receber o prêmio, Bruno Reis destacou o papel essencial da Defensoria Pública na promoção da justiça social e na garantia de direitos para a população mais vulnerável. “A Defensoria abre as portas para quem não pode pagar por uma advocacia privada, para quem vive na periferia e muitas vezes enxerga o sistema de Justiça como algo distante e inacessível. É a instituição que assegura os direitos dos mais pobres e fortalece o desenvolvimento da nossa cidade e do nosso estado”, afirmou o prefeito.
Bruno comentou ainda sobre a sua relação histórica com a categoria e a instituição. “Desde o período em que fui deputado estadual, sempre defendi melhores condições de trabalho e valorização para os defensores públicos. Recebo esta homenagem com alegria, em nome da cidade de Salvador”, completou.
À imprensa presente no local, o prefeito ressaltou a importância da recém-sancionada Lei nº 541/2025, que institui o Prêmio Wanda Chase, que premiará blocos afro que desfilam no Carnaval da capital baiana, e confirmou que o Plano Municipal de Segurança Pública será encaminhado à Câmara Municipal ainda este ano.
“A Lei Wanda Chase valoriza ainda mais os blocos afro, suas linhagens e toda a importância cultural que carregam. Eles representam a força da nossa negritude, se fortalecem nas periferias e fazem do Carnaval o grande palco para defender as suas bandeiras e levar alegria a milhares de foliões”, afirmou.
Sobre o Plano Municipal de Segurança Pública, o prefeito confirmou que está em fase final de ajustes e deverá ser enviado para apreciação dos vereadores nos próximos dias. “A partir daí, os vereadores poderão apresentar contribuições e sugestões antes da votação final. Restam cerca de duas semanas para o fim do exercício legislativo, então se os vereadores considerarem necessário ampliar a discussão, nós compreenderemos. Muitas das ações previstas já estão em curso e isso não compromete o andamento do plano”, finalizou.
