Empresa contratada pela CBF visita estádios para implementação de impedimento semiautomático no Brasil
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) avançou no processo de implantação do impedimento semiautomático no futebol nacional. A empresa Genius, responsável pela implementação da tecnologia no país, iniciou a fase de visitas técnicas aos estádios que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro.
Até esta terça-feira (16), nove arenas já passaram por inspeção. O objetivo inicial é realizar análises estruturais para definir os pontos de instalação dos equipamentos e as condições operacionais necessárias. Após essa etapa, a CBF e a empresa darão início ao período de testes do sistema.
No fim de novembro, a equipe da Genius esteve nos estádios Nilton Santos, Maracanã, São Januário, MorumBIS, Arena Barueri e Neo Química Arena. Nesta terça-feira, a Vila Belmiro entrou na lista de arenas visitadas. Ainda em dezembro, estão previstas vistorias no Mineirão, Arena MRV, Cícero de Souza Marques, Ligga Arena, Barradão, Arena Fonte Nova e Couto Pereira.
O presidente da CBF, Samir Xaud, comentou o avanço do projeto durante sua participação na cerimônia do prêmio FIFA The Best, em Doha.
“A implementação do impedimento semiautomático é um passo importante para tornar o futebol mais justo e preciso. Acredito que a tecnologia, quando bem aplicada, fortalece o jogo e valoriza ainda mais o espetáculo. Por isso, já iniciamos esse processo com o objetivo de viabilizar o uso dessa ferramenta no começo do Campeonato Brasileiro”, afirmou.
As visitas técnicas terão continuidade em janeiro, quando a Genius deve avaliar os estádios Beira-Rio, Allianz Parque, Arena do Grêmio, José Maria de Campos Maia, Baenão e Arena Condá. A expectativa da CBF é que o impedimento semiautomático esteja disponível já no início da Série A do Brasileirão.
