21 de dezembro de 2025
Politica

Bolsonaro pode ser operado de hérnia na véspera do Natal

O ex-presidente Jair Bolsonaro pode ser operado na véspera do Natal. A previsão inicial de médicos que tratam de Bolsonaro é que ele seja internado na próxima terça-feira, 23, e faça a cirurgia destinada a corrigir uma hérnia inguinal bilateral no dia seguinte, 24. A data, porém, ainda depende de um parecer da Procuradoria-Geral da República.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou, na sexta-feira, que o ex-presidente deixe a Superintendência da Polícia Federal, onde se encontra preso, para ser submetido à cirurgia, que será realizada no hospital DF Star.

Bolsonaro está preso desde novembro na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília
Bolsonaro está preso desde novembro na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília

Moraes negou, no entanto, o pedido da defesa de Bolsonaro para que ele fique em prisão domiciliar. O STF condenou o ex-presidente a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe e abolição violenta do Estado Democrático de Direito, entre outros crimes.

Uma perícia médica do Instituto de Criminalística da Polícia Federal constatou “piora progressiva” do quadro de hérnia do ex-presidente, que pode ter sido causada pelo “aumento da pressão intra-abdominal decorrente dos soluços e da tosse crônica”.

Os peritos também sugeriram que Bolsonaro realize no hospital um procedimento conhecido como “bloqueio do nervo frênico”, que controla o diafragma, para interromper os soluços constantes.

Desde que recebeu uma facada no abdômen, na campanha eleitoral de 2018, o ex-presidente já passou por sete cirurgias.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *