Bolsonaro pode ser operado de hérnia na véspera do Natal
O ex-presidente Jair Bolsonaro pode ser operado na véspera do Natal. A previsão inicial de médicos que tratam de Bolsonaro é que ele seja internado na próxima terça-feira, 23, e faça a cirurgia destinada a corrigir uma hérnia inguinal bilateral no dia seguinte, 24. A data, porém, ainda depende de um parecer da Procuradoria-Geral da República.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou, na sexta-feira, que o ex-presidente deixe a Superintendência da Polícia Federal, onde se encontra preso, para ser submetido à cirurgia, que será realizada no hospital DF Star.

Moraes negou, no entanto, o pedido da defesa de Bolsonaro para que ele fique em prisão domiciliar. O STF condenou o ex-presidente a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe e abolição violenta do Estado Democrático de Direito, entre outros crimes.
Uma perícia médica do Instituto de Criminalística da Polícia Federal constatou “piora progressiva” do quadro de hérnia do ex-presidente, que pode ter sido causada pelo “aumento da pressão intra-abdominal decorrente dos soluços e da tosse crônica”.
Os peritos também sugeriram que Bolsonaro realize no hospital um procedimento conhecido como “bloqueio do nervo frênico”, que controla o diafragma, para interromper os soluços constantes.
Desde que recebeu uma facada no abdômen, na campanha eleitoral de 2018, o ex-presidente já passou por sete cirurgias.
