ACM confirma candidatura ao governo da Bahia e tem apoio do presidente do PL, Valdemar Costa Neto
O ex-prefeito de Salvador ACM Neto admitiu, pela primeira vez, que será candidato ao governo da Bahia. A afirmação foi feita nesta segunda-feira, 22, durante encontro com líderes partidários, que contou com a presença do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e de outros aliados políticos, em Porto Seguro (BA).
“Sou candidato a governador”, disse ACM Neto na reunião. Valdemar, que comanda o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), logo anunciou apoio a Neto. A expectativa é de que o ex-ministro João Roma (PL), titular da Cidadania no governo de Jair Bolsonaro, dispute o Senado pela chapa.

Será a segunda tentativa de Neto na eleição para o Palácio de Ondina. Em 2022, ele acabou derrotado no segundo turno contra o petista Jerônimo Rodrigues.
Naquela disputa, apesar de ser oposição ao PT, Neto tentou se desassociar da figura de Bolsonaro durante a campanha. O partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva comanda a Bahia desde 2007.
Em 2022, Lula venceu com 72,2% dos votos válidos no Estado em 415 dos 417 municípios baianos. Bolsonaro só ganhou nas cidades de Luís Eduardo Magalhães e Buerarema.
Desta vez, Neto disse que há um “sentimento de mudança” no Estado. “O que mais me anima, comparando 2026 com 2022, é que a gente vê um sentimento muito forte de mudança no coração dos baianos”, afirmou ele.
