30 de dezembro de 2025
Politica

Alckmin diz que é ‘Zé Ninguém a serviço de grande causa’

O vice-presidente Geraldo Alckmin sempre cita uma frase do padre dominicano Lebret quando é perguntado sobre como vê a função pública. “Um Zé ninguém a serviço de uma grande causa”, responde o ex-tucano, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Até agora, Alckmin não sabe qual será o seu papel no jogo de 2026. Se depender dele, porém, continuará como vice na chapa do presidente Lula e percorrerá o País munido de seu caderno universitário, como faz desde que foi prefeito de Pindamonhangaba (SP), para anotar as demandas da população.

Alckmin, ao lado de Haddad, exibe sua meia colorida, em festa de fim de ano do grupo Prerrogativas
Alckmin, ao lado de Haddad, exibe sua meia colorida, em festa de fim de ano do grupo Prerrogativas

A tendência é mesmo esta, mas, a exemplo do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, Alckmin virou um curinga e tanto pode concorrer ao Senado como ao Palácio dos Bandeirantes. Mas não é o que deseja.

Em conversas reservadas, ele tem dito: “Os únicos cargos que não ocupei até hoje na vida pública foram os de senador e de presidente”.

Nem quando Lula viaja e ele assume interinamente o comando do País, no entanto, a cadeira no Planalto é ocupada. “Presidente só tem um”, insiste o vice, um exímio contador de “causos”.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *