Homenagens, celebrações e encontros: saiba o que aconteceu na FGM em dezembro
Texto: Luiz Otávio Freire | Supervisão: Thaís Seixas
Foto: Jefferson Peixoto | Secom PMS
O mês de dezembro foi palco de celebrações, experiências formativas e inaugurações na Fundação Gregório de Mattos (FGM). Confira os destaques do último mês de 2025.
As movimentações tiveram início com a inauguração da efígie em homenagem a Cira do Acarajé, realizada no dia 4 de dezembro, data que marcou os cinco anos do falecimento da baiana e que coincide com o dia de Santa Bárbara e Iansã, orixá a quem o acarajé é dedicado. A iniciativa reconhece o legado cultural deixado por Cira, referência da culinária e da identidade afro-baiana.

Produzida pela FGM em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), a efígie foi instalada em frente ao local onde Cira encantou gerações de baianos e turistas, na Praça Oxum do Abaeté, em Itapuã. A cerimônia de entrega reuniu representantes da Prefeitura de Salvador, da FGM, familiares, amigos e moradores do bairro, além de apresentações musicais do grupo Malezinho e das Ganhadeiras de Itapuã.
O dia 10 de dezembro concentrou duas ações marcantes da FGM. Durante a tarde, o Quarteirão das Artes recebeu mais uma edição das Vivências Criativas Boca de Brasa, reunindo alunos das Escolas Criativas em uma imersão pelos espaços culturais da Fundação. A atividade promoveu formação, troca de experiências e contato direto com diferentes processos de criação artística.
Ainda na programação, os estudantes passaram pelo Café-Teatro Nilda Spencer, onde assistiram ao primeiro episódio da sitcom ‘De Um Tudo’, dirigida pelo presidente da FGM, Fernando Guerreiro. Após a exibição, foi realizado um bate-papo com profissionais envolvidos na produção, abordando os desafios e etapas do processo criativo audiovisual.

Na parte da noite, foi realizada a primeira edição do Prêmio Amigos da Cultura Salvador, em cerimônia no Hotel da Bahia by Wish. A premiação reconheceu as três empresas que mais investiram em projetos culturais da capital baiana por meio do Programa Viva Cultura – Lei Municipal de Incentivo à Cultura, além de conceder o Selo Amigos da Cultura a outras 20 organizações que apoiam a cultura soteropolitana desde a implantação da lei. O evento foi promovido pela Prefeitura de Salvador, por meio da FGM, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz).

Encerrando as ações do mês, a sexta-feira (19) foi de celebração no Boca de Brasa CEU de Valéria, com a realização do Palco Aberto de Aniversário, que marcou os sete anos de atividades do espaço gerido pela FGM e o encerramento da programação de 2025. O evento contou ainda com uma cerimônia de reconhecimento que premiou 10 artistas e gestores pela contribuição ao equipamento ao longo do ano.

