12 de janeiro de 2026
Cultura

Agenda cultural: confira as exposições abertas ao público na Casa do Benin

Texto: Luiz Otávio Freire | Supervisão: Thaís Seixas

Foto: Adilson Sousa

A Casa do Benin abre a temporada de 2026 com as exposições fotográficas ‘Fatumbi’ e ‘Memórias à deriva’. As duas mostras estão abertas à visitação no equipamento cultural da Fundação Gregório de Mattos (FGM) até sábado (10).

A Exposição ‘Fatumbi’ faz um percurso pela história do fotógrafo Pierre Verger, através de suas obras, em conjunto com as dos artistas Alex Baradel e Emo de Medeiros, curadores da exposição. O percurso expositivo começa com a chegada de Verger ao Nordeste do Brasil – Bahia e Pernambuco – em meados da década de 1940. Em seguida, segue para o Benin, em 1948, onde o fotógrafo é iniciado e renasce como Fatumbi. A exposição culmina nos anos 1960 e 1970, período em que Verger passa a atuar como elo entre dois mundos, tornando-se um mensageiro entre os continentes. Nesse contexto, Medeiros recorre às inteligências artificiais generativas para explorar outras possibilidades da imagem.

Foto: Acervo Fundação Pierre Verger

Já a exposição ‘Memórias à deriva’ permanece na Casa do Benin desde o dia 5 de dezembro. A artista e curadora Vilma Neres oferece uma experiência visual e sonora que reúne 108 fotografias e objetos cênicos, produzidos entre 2007 e 2025. Os cenários que compõem a mostra se espalham por toda Bahia, levando o público à imersão em ecossistemas costeiros, rios e comunidades tradicionais de pesca e quilombos.

Artista visual Vilma Neres em sua exposição. Foto: Adilson Sousa

A visitação é gratuita e pode ser feita de terça a sexta, das 10h às 17h, e sábados das 9h às 16h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *