Governo de SP abre consulta sobre concessão para ampliar distribuição de água na região de Campinas
O governo de São Paulo abriu nesta sexta-feira, 9, uma consulta pública sobre a concessão para ampliar a distribuição de água na bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, a Bacia PCJ, na região metropolitana de Campinas. O Estado prevê um investimento de R$ 1,9 bilhão ao longo de 30 anos de concessão. O projeto, que abrange uma região com alto índice de escassez hídrica, é uma das apostas da gestão para enfrentar as mudanças climáticas.
Segundo a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), a concessão vai trazer ganhos de até 17 mil litros de água por segundo, ao regularizar as vazões dos rios Camanducaia e Jaguari, além das barragens Pedreira e Duas Pontes.
A região metropolitana de Campinas tem um dos maiores índices de escassez hídrica do País, em meio a uma alta densidade populacional. Pelo menos 21 cidades serão beneficiadas pelas obras, de acordo com o governo. A consulta pública ficará aberta por um mês.
Sistema Cantareira opera em nível crítico
Nesta sexta-feira, 9, o sistema Cantareira operou em nível crítico, na faixa especial, com 19,8%. No mesmo dia do ano passado, o volume estava em 50,9%. O sistema também contribui para o atendimento de Campinas, na bacia PCJ, alvo da concessão do governo.

