24 de janeiro de 2026
Politica

AtlasIntel: Lula lidera cenários com Flávio, Tarcísio e Michelle; veja os números

BRASÍLIA – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue como melhor colocado nos cenários projetados pela pesquisa AtlasIntel, divulgada nesta quarta-feira, 21, para o primeiro turno das eleições 2026. Em comparação ao levantamento divulgado em dezembro, houve maior oscilação no cenário de uma eventual disputa entre o chefe do Executivo e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), sem participação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Lula tem 48,8% dos votos – eram 48,1% em dezembro de 2025, um crescimento de 0,7 ponto porcentual – e Flávio 35% – eram 29,3% no mês passado, um aumento de 5,7 pontos porcentuais.

Lula lidera as intenções de voto para as eleições deste ano
Lula lidera as intenções de voto para as eleições deste ano

Já considerando um cenário sem a candidatura do filho “01″ do ex-presidente Jair Bolsonaro, a intenção de voto de Lula, para o primeiro turno, seria de 48,5%, contra 28,4% de Tarcísio. Assim como no cenário com Flávio, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), aparece em terceiro lugar, com 5% de intenção de voto.

Em comparação ao mesmo cenário, projetado em dezembro, também houve oscilação, menor que na hipótese de disputa de Flávio. Lula oscilou 0,3 ponto porcentual negativamente e Tarcísio 0,1 ponto porcentual positivamente.

A pesquisa também avaliou o cenário de uma disputa entre Lula e a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro (PL). Nele, o chefe do Executivo receberia 48,2% dos votos, enquanto Michele, 30,9%, e Caiado, 11,3%.

Na hipótese de uma disputa sem Michelle, Tarcísio ou Flávio, Lula abriria uma distância em relação ao segundo colocado do primeiro turno. A projeção estima que o presidente teria 48,8% dos votos, seguido de Caiado, com 15,2%, do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), com 11,4%, e do governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), com 9,4%.

Ainda foi avaliado um cenário sem a participação de Lula no pleito. Em seu lugar, foi considerado o nome do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). Tanto em uma disputa com Flávio como em uma corrida com Tarcísio, o petista chegaria ao segundo turno mais bem colocado, diz a AtlasIntel.

No cenário com Flávio, Haddad teria 41,5% dos votos, enquanto o filho do ex-presidente, 35,4%. Caiado aparece em terceiro lugar, com 5,2%. Já numa disputa com Tarcísio, o ministro da Fazenda receberia 42% dos votos, contra 28,9% do governador de São Paulo. Em seguida, aparece o governador de Goiás, com 5%.

Foram ainda projetadas hipóteses de uma corrida com os mesmos candidatos da eleição de 2022 e uma disputa ampliada, com todos os nomes cotados, até o momento, como pré-candidatos à Presidência. Neste, Lula desponta com 48,4%, seguido de Flávio tem 28%, Tarcísio, 11%, Caiado, 2,9%, e Renan Santos (Missão, partido do do MBL), 2,9%. Ratinho Jr. e Zema, 1,7% cada. O ex-ministro Aldo Rebelo (DC), 1%.

Em uma reedição da corrida de 2022, 46,4% dos entrevistados votariam em Lula, 43,4% em Bolsonaro, 3,2 % no ex-ministro Ciro Gomes (PSDB) e 2,3% na ministra Simone Tebet (MDB). Em comparação a dezembro de 2025, houve leves oscilações: Lula tinha 46,7% das intenções de voto e Bolsonaro 44%.

O instituto entrevistou 5.418 pessoas, virtualmente, entre 15 e 20 de janeiro. A margem de erro da pesquisa é de 1 ponto porcentual para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-02804/2026.

Veja quem são os mais rejeitados pelos eleitores

A pesquisa também mostrou que Jair Bolsonaro é o político com maior índice de rejeição. Metade dos 5,4 mil entrevistados pelo levantamento afirmaram que não votariam de jeito nenhum no ex-chefe do Executivo, atualmente preso e inelegível. O segundo político com maior rejeição é o presidente Lula, rejeitado por 49,7% dos eleitores.

No terceiro lugar da lista de rejeição aparece Flávio Bolsonaro, rejeitado por 47,4% dos entrevistados. Em seguida aparecem Renan Santos, com 45,6% de rejeição; a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, com 44,9%; o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), com 44,7%; e Ciro Gomes, com 43,4%.

Entre os governadores, o nome mais rejeitado é o de Minas, Romeu Zema, com 42,1%. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), é rejeitado por 41,7% dos eleitores. Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, por 41,1%. Ronaldo Caiado, de Goiás, por 40,7%. Ratinho Júnior, do Paraná, por 39,9%.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é o último da lista de 13 nomes avaliada pelos entrevistados da AtlasIntel. Segundo a pesquisa, 36,% dos consultados disseram que não votariam de jeito nenhum no petista.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *