23 de janeiro de 2026
Politica

PF faz operação em fundo de previdência do Rio para apurar irregularidades de aportes no Master

BRASÍLIA – A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira, 23, uma operação para apurar suspeitas de irregularidades em aportes do fundo de previdência dos servidores do estado do Rio de Janeiro em títulos do Banco Master.

WS SÃO PAULO 01/10/2025 - FACHADA DO BANCO MASTER -  ECONOMIA -  Fachada do Banco Master na região Vila Olimpia - Foto: Werther Santana/Estadão
WS SÃO PAULO 01/10/2025 – FACHADA DO BANCO MASTER – ECONOMIA – Fachada do Banco Master na região Vila Olimpia – Foto: Werther Santana/Estadão

São cumpridos quatro mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro na sede do Rioprevidência e contra gestores do fundo.

Esse foi o fundo de pensão que mais aportou recursos no banco de Daniel Vorcaro: foram R$ 970 milhões, de acordo com dados do Ministério da Previdência Social. Esses investimentos não tinham a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), por isso podem resultar em perdas para os servidores.

Batizada de Barco de Papel, a operação suspeita que as operações foram aprovadas de forma irregular, incompatíveis com a finalidade do instituto de previdência e expuseram os servidores públicos a “risco elevado”. São apurados crimes contra o sistema financeiro nacional, gestão fraudulenta, desvio de recursos, induzir em erro repartiçãop pública e fraude à fiscalização ou ao investidor, associação criminosa e corrupção passiva.

É a terceira operação recente da PF para apurar suspeitas de crimes envolvendo o Banco Master. Neste caso, a investigação não tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) e foi deflagrada com autorização da Justiça Federal do Rio de Janeiro, em primeira instância.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *