Flamengo oferece convites para políticos assistirem Supercopa em Brasília, dizem deputados
Deputados federais receberam convites do Flamengo para assistir à partida que valerá o título da Supercopa do Brasil contra o Corinthians no estádio Mané Garrincha, em Brasília, no próximo domingo, 1.º.
Os convites foram oferecidos por Aleksander Santos, presidente de Relações Institucionais do time rubro-negro, de acordo com deputados que não são do Rio de Janeiro. Procurado, o Flamengo não se manifestou.

Na segunda-feira, 2, dia seguinte ao confronto entre Flamengo e Corinthians, o Congresso retomará as atividades legislativas, após mais de um mês de recesso.
Desde o ano passado, o Flamengo vem estreitando relações com deputados e senadores no Congresso. Em 12 de novembro de 2025, a Câmara dos Deputados realizou uma sessão solene em homenagem aos 130 anos do clube.
Com a presença do presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, e também dos campeões mundiais de 1981, a cerimônia foi prestigiada por parlamentares e pelo governador do Rio, Claudio Castro.
O líder do PP na Câmara, Doutor Luizinho (RJ), presidiu a sessão. Deputados dizem que ele é um dos principais articuladores da chamada “Bancada do Flamengo”. A torcida do time é estimada em mais de 100 parlamentares – entre eles, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
O responsável no clube por manter o diálogo com parlamentares é Aleksander Santos. Sob reserva, deputados afirmam que desenvolveram boas relações com o Flamengo após a aproximação com Luizinho.
Como mostrou o Estadão, durante a gestão de Ednaldo Rodrigues a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) montou uma “Bancada da Bola” com parlamentares que tinham a missão de blindá-lo no Congresso.
O então presidente da CBF acabou destituído após decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, referendada no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo relator do caso, Gilmar Mendes.
Em 17 de dezembro do ano passado, a participação do Flamengo na final do torneio intercontinental de clubes paralisou as atividades da Câmara. A Casa encerrou os trabalhos sem votações expressivas em plena quarta-feira, quando o Legislativo costuma ser mais movimentado.
Naquele dia, deputados torcedores se reuniram numa casa do Lago Sul, bairro nobre de Brasília, para assistir ao jogo. A equipe acabou derrotada pelo PSG, da França, nos pênaltis.
Não se trata de um episódio único. Em 2019, o Congresso parou os trabalhos para ver o Flamengo jogar contra o Al-Hilal, da Arábia Saudita, em partida válida pelas semifinais da mesma competição.
Na ocasião, os rubro-negros saíram triunfantes e avançaram para a final, quando foram derrotados pelo Liverpool, da Inglaterra.
Além do Flamengo, outros times também tentam estreitar relações com a classe política em Brasília. O colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, informou que o deputado federal Hugo Leal (PSD-RJ) foi escolhido como vice-presidente de Relações Institucionais do Fluminense. A informação foi confirmada pelo Estadão.
