General Heleno, condenado pela trama golpista, é flagrado na esteira de tornozeleira eletrônica
O general Augusto Heleno, condenado pela trama golpista a 21 anos de prisão, foi flagrado pela Coluna do Estadão na manhã desta terça-feira, 27, fazendo exercícios na cobertura do prédio onde mora, em Brasília.
Ele caminhava na esteira em ritmo acelerado, onde ficou por cerca de 25 minutos, com a tornozeleira eletrônica na perna direita. Heleno estava acompanhado da mulher, Sônia, que também fazia exercícios, e de um personal trainer.

O general vestia um tênis preto, bermuda cinza e blusa azul e preta, com a bandeira do Brasil do lado esquerdo da roupa e dizeres sobre um encontro de paraquedistas do lado esquerdo do peito, assim como na parte de trás da camiseta.
Heleno é general da reserva e ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional de Jair Bolsonaro e cumpre a pena em prisão domiciliar desde dezembro, após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF. O ministro levou em consideração a perícia médica sobre a situação de saúde de Heleno, que tem Alzheimer em estágio inicial.
Apesar de cumprir pena em casa, Moraes reforçou, ao conceder a prisão domiciliar, que o general continua sendo considerado pessoa privada de liberdade, o que impõe controle rígido sobre deslocamentos e visitas.

Na mesma decisão, o ministro também manteve a autorização permanente para visitas de familiares e permitiu que Heleno tenha acesso diário ao terraço do prédio onde mora para banho de sol e exercícios físicos, por até três horas.
Na semana passada, Moraes autorizou a entrada de uma cabeleireira na casa de Augusto Heleno. Pela decisão, a profissional poderá ir ao local uma vez por mês, em horário comercial, para prestar serviços pessoais ao condenado.
