FGM celebra Iemanjá com entrega de monumento restaurado e apoio a eventos
Texto: Ascom FGM
Foto: Jefferson Peixtto | Secom PMS
Enquanto os soteropolitanos se preparam para a Festa de Iemanjá, que na próxima segunda-feira (2) movimenta o bairro do Rio Vermelho e outras regiões da cidade, a Fundação Gregório de Mattos reafirma o compromisso com a salvaguarda do patrimônio e o fomento às manifestações populares, com ações que unem a preservação da memória e a efervescência cultural das ruas.
Quem for ao Rio Vermelho reverenciar a Rainha das Águas poderá conferir o resultado da restauração da escultura em homenagem a Iemanjá, produzida pelo artista plástico Tatti Moreno, que está localizada no Largo da Mariquita. A obra – que evoca a força feminina, a proteção e a conexão entre o sagrado e o cotidiano – passou por um processo de restauração que preservou a concepção original do artista e a permanência no espaço público.
Apoio a eventos culturais
Além da preservação do patrimônio, a FGM também apoia diversos projetos culturais que acontecem antes, durante e depois da festa principal dedicada a Iemanjá. Entre eles, está a 16ª Lavagem da Escultura Odoyá, realizada no sábado (31), a partir das 17h. A obra do artista Ray Vianna já se integrou à paisagem do local e, desde 2008, é a protagonista da lavagem, que vai contar ainda com os shows de Nonato Sanskey e do Samba Mucum’g.

Já no domingo (1º), a Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro-Ameríndia realiza o Sòrodó 2026 – Presente às Águas no Dique do Tororó. A concentração ocorre no estacionamento da Arena Fonte Nova, a partir das 17h, com saída às 19h30 em direção à bacia de Oxum. O cortejo vai contar com a participação de Carlinhos Brown, Afoxé Filhos de Gandhy, Orquestra de Agogôs, banda Yayá Muxima, Clarins da Bahia, grupo Ayó Orin, Irmandade Siobá, Bloco Alfabeta e do artista Marcos Vianna, criador da escultura do presente.
Também no domingo, o Pôr do Sol para Iemanjá, comandado pela cantora Sílvia Patrícia, celebra 16 anos de história na rua Almirante Barroso no domingo (1º), a partir das 18h.

Quem preferir, pode curtir o encontro musical entre Alexandre Leão e Armandinho Macêdo, que celebram o quarto ano do Baile Azul e Branco. O evento acontece na Varanda do Sesi Rio Vermelho, a partir das 21h. A reserva de mesa deve ser feita pelo telefone 71 9 9334-5519.
Na Pituba, o domingo será de Carnadom, que realiza a terceira edição com o cortejo cultural saindo do restaurante Dom Lambão, às 15h, percorrendo as alamedas Pádua e Gênova.
