1 de fevereiro de 2026
Salvador

Salvador fortalece economia verde com formação de novos especialistas em energia solar pelo programa Treinar Para Empregar

Foto: Lucas Moura / Secom PMS

Texto: Ascom Semdec

A Prefeitura de Salvador encerrou mais um ciclo de qualificação profissional estratégica, com o Curso de Formação de Instaladores Fotovoltaicos, que faz parte do programa Treinar para Empregar. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), com o apoio da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis), disponibilizou 80 vagas gratuitas para cidadãos soteropolitanos, entregando ao mercado de trabalho mão de obra qualificada para um dos setores que mais crescem na capital baiana.

O curso focou na capacitação técnica para a montagem e a manutenção de sistemas de energia solar, unindo teoria e prática. “Essa ação vai além do ensino técnico; trata-se de um investimento direto na geração de renda e na inserção de trabalhadores em um mercado de alta demanda e de remuneração competitiva”, aponta Mila Paes, secretária da Semdec.

Já para Ivan Euler, titular da Secis, o encerramento do curso de Instalador Fotovoltaico marca um passo importante para Salvador no fortalecimento da energia limpa e sustentável. “A parceria entre a Secis e a Semdec foi fundamental para qualificar profissionais e ampliar a capacidade técnica local, preparando a cidade para aproveitar melhor seu enorme potencial fotovoltaico. Investir em formação é investir em desenvolvimento econômico, geração de emprego e transição energética para o futuro de Salvador”, afirma.

Para o aluno do curso Ivan Nilo, essa foi uma grande oportunidade de capacitação e de ampliação de conhecimentos técnicos no ramo de elétrica, no qual atua há anos. “Eu não tinha essa capacitação em fotovoltaica. Para mim, esse curso foi uma mão na roda”, afirma.

Treinar para Empregar – A iniciativa faz parte do programa municipal de qualificação profissional Treinar para Empregar, que busca conectar as habilidades da população às necessidades reais do setor produtivo soteropolitano. Os certificados entregues representam não apenas a conclusão de uma etapa, mas também a abertura de portas para o empreendedorismo e para o emprego formal em empresas de tecnologia e de infraestrutura.

“Salvador tem um potencial solar extraordinário e nossa missão é garantir que o cidadão esteja pronto para ocupar as vagas geradas por essa transição energética. Com esses 80 novos profissionais, estamos fomentando a economia verde e consolidando Salvador como uma cidade moderna e sustentável”, destaca Mila Paes.

Para o aluno Ivan Nilo, o mercado de trabalho é o próximo passo após a qualificação no Treinar para Empregar. “Agora vamos colocar essa capacitação em prática”, afirma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *