‘Em ano de eleições e de Copa, governo jogará para o empate no campo fiscal’, diz diretor da IFI
[[{“value”:”
O primeiro relatório de 2026 da Instituição Fiscal Independente (IFI) mostra que o governo continuou gastando mais do que arrecada. Na prática, a receita teve crescimento maior do que a inflação, mas a despesa foi ampliada.
“Em 2026, ano de Copa e de eleições, o governo jogará para o empate no campo fiscal, embora o Brasil precisasse de uma grande goleada”, disse Marcus Pestana, diretor-executivo da IFI, instituição do Senado que monitora as contas públicas.

Cálculos da IFI indicam que a dívida irá a 83% do Produto Interno Bruto (PIB) e R$ 230,7 bilhões serão executados fora do teto de gastos. “A meta fiscal insuficiente é cumprida batendo na trave. Vamos ter de suar a camisa para cumprir uma meta um pouco mais ousada”, argumentou Pestana.
O documento destacou, ainda, a queda da capacidade de investimentos do governo nas últimas décadas como “mais um sintoma do estrangulamento crescente do orçamento público”, sendo fator preocupante para a retomada de um crescimento econômico mais vigoroso e sustentado.
“}]]
