Secis implementa medidas de mitigação climática e sustentabilidade na Festa de Iemanjá

Texto: Ascom Secis
Fotos: Jefferson Peixoto / Secom PMS
Para a tradicional Festa de Iemanjá, que acontece nesta segunda-feira (02), a Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis) programou um conjunto de ações integradas voltadas à mitigação dos efeitos climáticos e ao fortalecimento da sustentabilidade urbana. As iniciativas incluem o Balaio Verde, a Central de Reciclagem e a instalação de nebulizador para melhora da climatização, reforçando o compromisso da cidade com políticas públicas inovadoras e alinhadas às redes globais de resiliência.
O Balaio Verde, campanha já tradicional da Secis, estimula o uso de produtos naturais nos presentes destinados à Rainha do Mar, como flores 100% naturais, fitas e adereços de fibras natural e a perfumação do balaio sem necessidade de colocar o frasco (geralmente de vidro ou plástico) do perfume no presente. A iniciativa promove a sustentabilidade ao evitar o uso de materiais prejudiciais ao meio ambiente.
A Central de Reciclagem, uma parceria com a Limpurb, garante a triagem e o encaminhamento adequado dos materiais coletados na festa, contribuindo para a diminuição do impacto ambiental da celebração. Em 2025 a Central de reciclagem recolheu 6,3 toneladas de resíduos, sendo 4.788 mil quilos de alumínio, 1138 de PET e 435 quilos de material plástico, demonstrando sua importância para o desenvolvimento sustentável do evento.
A Secis promove, ainda, a instalação de nebulizadores de água que promovem a amenização do efeito climático. Essa entrega dialoga diretamente com as agendas estratégicas da Secis, como o Programa Urban Pulse – Clima e Saúde, o qual Salvador passou a integrar em 2025. A iniciativa da Resilient Cities Network fortalece a articulação das cidades frente aos desafios de saúde pública, adaptação climática e redução das desigualdades, por meio de inovação, cooperação e compartilhamento de boas práticas globais. Salvador se beneficia de uma rede de aprendizado global e colabora ativamente no compartilhamento de tendências e boas práticas, facilitando a articulação com parceiros nacionais e internacionais para ações mais eficazes e alinhadas às realidades locais.
A capital baiana também é cidade-membro da rede C40 Cities desde 2015, reafirmando seu protagonismo global ao aderir ao novo Acelerador de Cidades Frescas da rede. O Acelerador traz compromissos ambiciosos e planos de ação com metas concretas para o desenvolvimento e implementação de soluções de mitigação do calor urbano e de resfriamento sustentável. Esta adesão, coordenada pela secretaria, visa o combate aos efeitos crescentes das altas temperaturas, um dos maiores desafios de adaptação climática, de modo que as iniciativas adotadas nas festas populares da cidade demonstram aplicação coordenada dessas iniciativas.
De acordo com o secretário da Secis, Ivan Euler, as ações reforçam o compromisso de Salvador com a inovação, a sustentabilidade e a resiliência climática, conectando ações locais a estratégias globais para uma cidade mais saudável e preparada para os desafios do presente e do futuro. “Cuidar do clima é cuidar das pessoas. Ao levarmos ações de mitigação climática, reciclagem e redução de resíduos para uma celebração tão simbólica, mostramos que a agenda climática pode e deve estar integrada à cultura e à vida urbana de Salvador”, afirmou.
