OEA e RenovaBR fazem curso para prefeitos aprenderem a lidar com assédio de candidatos em 2026
O RenovaBR e a escola de governo da Organização dos Estados Americanos (OEA) promovem, nesta sexta-feira, 6, e no sábado, 7, em São Paulo, um curso para prefeitos e vereadores entenderem como conciliar o jogo político com a boa gestão, aprendendo a lidar com o assédio de candidatos em 2026.
A ideia é que o curso dê ferramentas de articulação política para que os mandatários e parlamentares aprendam a negociar, a escolher em que projetos apostar em suas bases eleitorais e identificar se as parcerias com candidatos são verdadeiras. Ou seja, que aprendam em quem e em que projetos confiar. A formação também é destinada a vice-prefeitos e secretários.
Segundo o diretor-executivo do RenovaBR, Rodrigo Cobra, o objetivo do curso é que os líderes possam saber jogar o jogo da política, mas conciliar isso com uma boa gestão.
“Em um contexto de eleições é essencial que gestores municipais saibam conciliar o jogo político com a boa gestão. O curso prepara lideranças para dar continuidade à tomada de decisões responsáveis e às articulações institucionais, sem comprometer o planejamento das políticas municipais”, explicou Cobra.
O curso “Gestão Municipal e Eleições 2026: Equilíbrio Político-Institucional em Mandatos Locais” acontecerá na capital paulista e dá seguimento a uma série de encontros virtuais que ocorrem desde o ano passado.
A ideia da formação desses gestores é ampliar conhecimentos sobre estratégias de negociação, planejamento de políticas públicas, comunicação e articulação.
Participam como palestrantes o prefeito de Itaquaquecetuba (SP), Eduardo Boigues, a deputada federal Gisela Simona (União-MT), a deputada estadual Marina Helou (Rede-SP) e o professor de ciência política e secretário para o Fortalecimento da Democracia da OEA, Sebastian Kraljvich.

