5 de fevereiro de 2026
Politica

Caroline de Toni comunica a Valdemar que vai deixar o PL para disputar o Senado por SC

BRASÍLIA – A deputada federal Caroline de Toni (PL-SC) comunicou ao presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, que está saindo da legenda, para insistir em sua candidatura ao Senado em Santa Catarina. A parlamentar fez o informe por telefone, na quarta-feira, 4, segundo relatos à reportagem.

Conforme mostrou o Estadão/Broadcast, Caroline disse à imprensa na terça-feira, 3, que ouviu de Valdemar que não teria vaga para disputar o Senado pelo PL em Santa Catarina. O partido vai lançar o ex-vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro e pretende apoiar a reeleição de Esperidião Amin (PP-SC) para as duas vagas elegíveis.

Caroline de Toni diz que vai sair do PL para ser candidato ao Senado por Santa Catarina
Caroline de Toni diz que vai sair do PL para ser candidato ao Senado por Santa Catarina

Pelo menos seis partidos convidaram a deputada, segundo ela: Avante, Podemos, PRD, MDB, PSD e Novo. Caroline ainda analisa as propostas, dizem aliados. A conversa com Valdemar foi antecipada pelo Estadão/Broadcast.

A reportagem também mostrou que o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), também teria uma reunião com Valdemar sobre quem ele poderá apoiar para senador. Segundo pessoas próximas a Jorginho, Valdemar disse ao governador: “em Santa Catarina é contigo”. Além disso, frisam aliados, Jorginho “neste momento” apoia Carlos e Caroline.

Na terça-feira, Jorginho disse a jornalistas num evento em Brasília que já está apoiando Carlos e também disse apoiar Caroline. Pessoas próximas a Jorginho consideram que a candidatura de Carlos tem apelo por ser da família Bolsonaro num Estado bolsonarista, além de impor um cenário difícil para Valdemar contrariar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Já Amin conta com um histórico político como ex-governador e com uma sólida plataforma de um partido relevante do Centrão, o que representaria uma aliança importante para a reeleição de Jorginho.

Caroline, no entanto, diz que mantém a sua candidatura devido a resultados promissores nas pesquisas. “Vou, porque eu estou bem nas pesquisas”, disse, na terça-feira. “Eu me comprometi com deputados, com prefeitos, com todo mundo. Eu não tenho como voltar atrás, mesmo que eu perca.”

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *