Serviços municipais garantem ordem, segurança e conforto ao público na Lavagem de Itapuã

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS
Reportagem: Ana Virgínia Vilalva e Mateus Soares / Secom PMS
A Prefeitura de Salvador disponibilizou, nesta quinta-feira (5), uma série de serviços essenciais para garantir a realização da tradicional Lavagem de Itapuã. Em 2026, o evento completou 121 anos, reafirmando o seu papel como uma das mais importantes manifestações culturais da capital baiana, ocupando as ruas do bairro com blocos, fanfarras e grupos tradicionais, além de atrair moradores e visitantes às vésperas do Carnaval.
A Guarda Civil Municipal (GCM) atuou no festejo com agentes distribuídos em operações distintas ao longo do dia. Os profissionais prestaram apoio à Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) nas barreiras de trânsito e executaram patrulhamento preventivo em diferentes pontos da festa.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) também esteve presente com equipes responsáveis pela fiscalização da exibição de publicidade e pela proteção às marcas patrocinadoras. Os agentes, com o apoio da GCM, orientaram os proprietários de bares quanto à proibição da comercialização de bebidas em garrafas de vidro, além de fiscalizar atividades e obras irregulares e coibir a poluição sonora.
Já a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) montou um esquema especial de transporte para atender o público da Lavagem de Itapuã. A operação realizou mudanças temporárias nos itinerários, reforço da frota e organização dos serviços de táxi e mototáxi, com o objetivo de garantir fluidez, segurança e conforto aos usuários durante o evento.
As equipes da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) também atuaram ao longo da festa, com serviços de varrição, coleta de resíduos e manutenção da limpeza antes, durante e após a passagem dos cortejos. A ação buscou assegurar melhores condições de higiene nos espaços públicos e contribuir para a organização do evento.
A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) distribuiu equipes ao longo do circuito com o projeto Moradia Assistida. A iniciativa tem como principal objetivo atender pessoas em situação de rua, com uso abusivo de drogas e que não se adaptam aos modelos tradicionais de acolhimento provisório, oferecendo acompanhamento e encaminhamentos durante a festa.
Equipes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também atuaram na Lavagem de Itapuã desde as primeiras horas do dia, com a distribuição de preservativos masculinos e femininos ao público. A ação integra as estratégias de prevenção e promoção da saúde durante o festejo, ampliando o acesso a insumos de proteção e orientando o público ao longo do circuito.
Trânsito – As interdições de vias ocorrem de forma progressiva entre 6h e 23h, atingindo trechos das avenidas Octávio Mangabeira, entre a Praça de Piatã e o Largo da Cira, e Dorival Caymmi, do retorno antes do Banco do Brasil até a região da Sereia de Itapuã. Para manter o atendimento à população, as linhas de ônibus operam com desvios nos sentidos bairro–centro e centro–bairro, utilizando vias como a Avenida Paralela, Orlando Gomes e a própria Octávio Mangabeira, além de rotas alternativas para regiões como Nova Brasília de Itapuã, Pedra do Sal e Abaeté.
A operação conta ainda com uma frota reguladora formada por seis ônibus extras posicionados na Estação Mussurunga, disponíveis entre 17h e 23h, além de equipes de apoio e orientação ao público durante todo o dia. A festa também dispõe de um ponto especial para embarque e desembarque de táxi e mototáxi na Avenida Dorival Caymmi, em frente ao Baianão, destinado exclusivamente ao atendimento do evento.
A Transalvador também promove alterações no trânsito entre os bairros de Piatã e Itapuã. Até as 19h, está proibido o estacionamento de veículos na Rua Iemanjá, em Piatã, no lado direito da via, e na Rua Paulo Afonso Baqueiro, em Nova Brasília de Itapuã. Agentes da autarquia estão distribuídos em diversas vias da região para garantir o ordenamento do tráfego, que transcorre sem congestionamentos na manhã desta quinta-feira.
Organização – Ambulantes que atuam na festa destacaram os serviços prestados pelo município. João Marcos, de 23 anos, afirmou que tem aprovado a atuação da Prefeitura, especialmente na área de limpeza. “Estou gostando bastante dos serviços realizados pela Prefeitura, principalmente na organização e na limpeza do evento. A expectativa agora é que as vendas sejam positivas”, disse.
Já Thailani Conceição, de 34 anos, ressaltou o apoio oferecido aos trabalhadores por meio de capacitações e orientações. “O trabalho da Prefeitura está excelente. Eu mesma participei dos cursos oferecidos, que ajudam muito a gente a trabalhar de forma correta. As regras são claras: se não pode vender em garrafa, a gente vende em lata. A Prefeitura orienta e dá as condições para trabalhar do jeito certo”, afirmou.
Acesse a galeria de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/prefeitura-de-salvador-na-lavagem-de-itapua-2026/ .
