8 de fevereiro de 2026
Politica

Caso Master: Júlia Zanatta aciona Conselho de Ética contra Lewandowski por conflito de interesse

A deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) acionou o Conselho de Ética da Presidência da República contra o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, para que investigue o envolvimento do ex-ministro no caso do Banco Master. A representação foi feita por Zanatta nesta sexta-feira, 6, e obtida pela Coluna do Estadão.

Zanatta pede que o órgão apure supostos “indícios de conflito de interesses, captura de função pública e violação aos deveres de integridade da Alta Administração, vínculos com o Banco Master e grupo econômico correlato”.

Lula defende Lewandowski no caso do banco Master

O escritório da família de Lewandowski, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), foi contratado pelo Master de 2023 a agosto de 2025, recebendo R$ 5 milhões do banco para prestação de consultoria jurídica, sendo que o contrato ainda estaria em vigor quando ele já era ministro. As informações foram divulgadas pelo portal Metrópoles.

O presidente Lula defendeu Lewandowski na quinta-feira, 5, e disse que o jurista deixou o contrato com o Master quando foi convidado para integrar o governo.

Deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) aciona Conselho de Ética contra o ex-ministro Ricardo Lewandowski
Deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) aciona Conselho de Ética contra o ex-ministro Ricardo Lewandowski

“O Lewandowski é um dos maiores juristas que este País já produziu. E todo e qualquer bom jurista é contratado por qualquer empresa que esteja com qualquer dificuldade. E o Lewandowski tinha deixado a Suprema Corte, ele fez um contrato para trabalhar no banco. Quando eu o convidei para vir, ele saiu do banco. Sabe, não tem problema nenhum. Todo mundo trabalha para alguma empresa neste País”, afirmou o presidente ao UOL News.

A deputada bolsonarista pede ainda que o Conselho de Ética da Presidência notifique o ex-ministro para que ele apresente “descrição detalhada do vínculo com o Banco Master e/ou empresas do grupo”, “períodos de vigência, valores, forma de pagamento e notas/contratos”; “Informações sobre eventuais contatos institucionais mantidos com representantes do grupo durante e após o exercício do cargo público”, e “declaração sobre eventual intermediação política para contratação/indicação”.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *