9 de fevereiro de 2026
Salvador

Carnaval 2026: portais de controle de acesso de veículos começam a funcionar a partir da quinta-feira (12)

A partir da quinta-feira (12), data do início oficial da folia momesca na capital baiana, começa efetivamente o controle de veículos pelos portais montados pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). A ativação dos 16 portais será feita diariamente, sempre das 13h às 05h do dia seguinte, até a quarta-feira (18).

Fora do período, ou seja, das 05h01 às 12h59, o tráfego pelos pórticos é livre, isto é, não haverá o controle por meio dos radares. Agentes de trânsito vão ficar posicionados nas principais barreiras para orientar os condutores.

“O uso dos portais com fiscalização eletrônica tem sido fundamental para organizar a circulação durante o período festivo. Esse modelo permite reduzir interferências no tráfego e assegurar mais segurança viária, ao mesmo tempo em que facilita o deslocamento de moradores e foliões nas áreas próximas aos circuitos”, afirma Diego Brito, superintendente de trânsito de Salvador.

Tecnologia – O carnaval continua com as cinco zonas, divididas em 12 subzonas distintas. As credenciais serão numeradas de acordo com as subzonas. O veículo credenciado terá acesso livre ao portal específico da sua subárea.

Como no ano passado, letreiros estarão posicionados nos portais de acesso às zonas de restrição de circulação. Nessas estruturas, estarão impressas as subzonas permitidas para acesso naquele ponto, permitindo que o motorista identifique previamente se está autorizado a transitar pela via.

A tecnologia da Transalvador fará a leitura da circulação dos veículos e transmitirá as informações em tempo real para uma plataforma de dados. Quando um veículo credenciado passar pelo pórtico, uma luz verde será acionada ao lado da palavra “OK”. Caso não esteja credenciado, acenderá uma luz vermelha com a indicação “N OK” (não ok).

Estará irregular quem não possuir o adesivo, entrar numa zona diferente da sua ou ainda se estiver utilizando a credencial num veículo sem a placa previamente cadastrada. A multa para quem transitar em local e horário não permitidos pela regulamentação é de R$ 130,16. Trata-se de infração de natureza média, prevista no art. 187, inciso I, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O infrator está sujeito ainda a quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Só poderão passar regularmente pelos portais quem tiver as credenciais, que foram emitidas pela Transalvador. O uso irregular do adesivo, não condizente com o objetivo para que ele foi emitido, sujeita o infrator às penalidades previstas no Código Penal Brasileiro (Estelionato, art. 171; Falsificação de Documento Público, art. 297; Falsidade Ideológica, art.299), bem como ao possível cancelamento do cadastro do veículo.

Portal de controle de acesso – A operação contará com um portal de controle de acesso instalado na Ladeira do Jardim Zoológico, próximo ao acesso ao Palácio de Ondina, no sentido Ondina. O controle será realizado por fiscalização eletrônica, com proibição da descida, impedindo o acesso irregular às zonas de restrição.

A medida tem como objetivo evitar o uso de vias locais como rotas alternativas por motoristas que tentam burlar os controles já existentes, contribuindo para o ordenamento do tráfego na região. O funcionamento do portal seguirá os mesmos horários de ativação dos demais pontos de controle.

Credenciais sem placa – Este ano, as credenciais dos moradores estão sem o número da placa dos veículos. O automóvel deve estar previamente cadastrado no sistema da Transalvador, o que permitirá o acesso à subzona onde está localizado o imóvel. 

O adesivo é utilizado para os agentes identificarem os veículos e orientarem os condutores. Portanto, no caso de moradores que receberam duas credenciais, essas poderão ser colocadas em qualquer um dos dois veículos previamente cadastrados no sistema.

Onde aplicar a credencial – O adesivo pode ser fixado em qualquer parte visível do para-brisa, fora da área degradê, de modo que não dificulte a dirigibilidade do condutor. No caso das motos, a credencial deve ser colocada no tanque de combustível.

Relação dos locais onde estão os portais com controle eletrônico de acesso:

  1. Avenida Oceânica x rua Bartolomeu de Gusmão (curva da Paciência – Rio Vermelho);
  2. Avenida Milton Santos, nas proximidades do portão da Universidade Federal da Bahia (Ufba), após o ponto de ônibus;
  3. Rua Ranulfo de Oliveira x rua Manoel Espinheira (Calabar);
  4. Rua Martagão Gesteira x rua Djalma Ramos;
  5. Rua Manuel Barreto x rua Dr. Antônio Rocha x rua Rio São Pedro;
  6. Avenida Centenário x rua Juiz Rosalvo Torres (praça);
  7. Avenida Centenário x retorno compartilhado;
  8. Avenida Centenário x rua Professor Sabino Silva (edifício Vitória Center);
  9. Rua da Graça x rua Oito de Dezembro;
  10. Avenida Centenário x acesso ao Shopping Barra;
  11. Ladeira da Barra, nas proximidades da Aliança Francesa;
  12. Avenida Princesa Isabel x rua Oscar Carrascosa, sentido Barra;
  13. Rua César Zama x rua Professor Lemos de Brito;
  14. Ladeira do Gabriel x rotatória, acesso ao Dois de Julho;
  15. Rua Banco dos Ingleses x rua Gamboa de Cima (rotatória);
  16. Rua Djalma Ramos x rua Manuel Barreto, acesso ao Shopping Barra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *