Melhor Segunda-Feira do Mundo reúne multidão no pré-Carnaval de Salvador com homenagem ao samba

Texto: Mateus Soares / Secom PMS
Fotos: Jefferson Peixoto / Secom PMS
A semana de Carnaval começou em grande estilo com a Melhor Segunda-Feira do Mundo, que levou milhares de foliões ao circuito Orlando Tapajós, no trecho Ondina-Barra, na noite desta segunda-feira (9). O evento, um dos principais destaques do pré-Carnaval de Salvador, foi comandado pelo cantor Xanddy Harmonia e integra o calendário oficial da capital baiana pelo terceiro ano consecutivo.
O desfile teve início por volta das 19h com uma homenagem ao samba baiano. Xanddy abriu a apresentação com “Cada Macaco no Seu Galho”, clássico composto por Riachão, em sintonia com o tema do Carnaval deste ano, “O Samba Nasceu Aqui”, que celebra os 110 anos do samba. O artista convocou o público a uma salva de palmas em reconhecimento à contribuição do sambista e à importância histórica do ritmo para a cultura da Bahia.
“Eu preciso de muitas palmas para o mestre Riachão, por tudo o que ele fez pelo samba. Quero que essa homenagem se estenda a todos os familiares dele. São 110 anos de samba. Estava conversando com a banda e vou repetir o que já disse: o samba nos trouxe aqui. O samba colocou o que comemos na nossa mesa. Viva o samba da Bahia, é por causa dele que estamos aqui”, afirmou Xanddy.
Na sequência, o trio seguiu com canções como “Tá Gostoso” e “Já é Carnaval”, mantendo o clima de celebração ao longo de todo o percurso. O repertório reuniu sucessos da carreira do cantor à frente do Harmonia do Samba, além de clássicos do samba de roda baiano incorporados ao show mais recente do artista, também em homenagem ao gênero. A mistura de músicas do verão, pagode e samba atraiu um público diverso e manteve o circuito lotado do início ao fim.
Entre os foliões estava a autônoma Ana Cláudia Ribeiro, de 34 anos, moradora do bairro de Amaralina, que acompanhava o desfile ao lado da filha Flávia, de 10 anos. “Não tem comparação. Essa energia, o que Xanddy faz em cima do trio é único. Ele não precisa descer o nível para fazer com que as pessoas dancem. Ele é isso, e poder ver o circuito lotado, com tanta gente de todo canto da cidade e do Brasil, em plena segunda-feira, mostra a força que ele tem em uma festa como o Carnaval. Eu sou fã”. A filha também demonstrou empolgação com a apresentação: “Eu amo Xanddy. Vou dançar, cantar e acompanhar o trio até o fim. Ele é lindo”.
A festa surpreendeu turistas que visitam Salvador pela primeira vez durante o período pré-carnavalesco. O paulista Flávio Viana, de 42 anos, que veio à capital baiana acompanhado da esposa, destacou a experiência vivida na cidade. “Somos de São Paulo e viemos pela primeira vez para Salvador achando que o Carnaval só começava oficialmente na quinta, mas fomos surpreendidos por essa festa maravilhosa. Tudo aqui impressiona: a animação, o público que canta do início ao fim, além da receptividade das pessoas, que é algo que a gente não encontra em outro lugar. Com certeza iremos voltar para curtir essa festa”, contou.
Durante o desfile, Xanddy agradeceu o apoio da Prefeitura de Salvador e da Saltur, ressaltando a parceria que viabiliza a realização da Melhor Segunda-Feira do Mundo no pré-Carnaval da cidade. “A Melhor Segunda-Feira do Mundo revela muitas histórias, momentos especiais que estão marcados em meu coração. São mais de duas décadas. Pela terceira vez consecutiva a gente fazendo ela aqui no pré-carnaval de Salvador. Isso é incrível. É tão bacana sentir esse amor de vocês. Agradeço à Prefeitura de Salvador, ao prefeito de Salvador, Bruno Reis, nosso Brunão, nossa vice-prefeita Aninha. Agradeço a todos que constroem nosso Carnaval de forma tão incrível”, disse o cantor.
Para o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, o sucesso da Melhor Segunda-Feira do Mundo reforça o momento positivo da programação de pré-Carnaval em Salvador. “Estamos muito felizes com a forma como o Carnaval tem se manifestado na cidade desde sábado, com o Furdunço. Vimos o sucesso alcançado, com um ambiente acolhedor e uma mudança que demonstrou grande efetividade. O circuito esteve lotado do início ao fim, com grande participação do público. O Fuzuê também foi um grande sucesso. E hoje, estamos mais uma vez celebrando a Melhor Segunda-Feira do Mundo, com Xanddy, com tudo o que Salvador tem de melhor a oferecer. Celebremos juntos esta festa em Salvador, começando, graças a Deus, com o pé direito”, afirmou.
Programação – A apresentação desta segunda-feira marcou o início da maratona de Carnaval de Xanddy Harmonia. Na quinta-feira (12), o cantor comanda um trio no Campo Grande. Na sexta-feira (13), segue para o interior da Bahia, com shows em Correntina e Barreiras. No sábado (14), retorna a Salvador para desfilar no Bloco As Muquiranas. No domingo (15), se apresenta no Bloco da Torcida, no circuito Dodô, e no Camarote Club. Na segunda-feira (16), puxa o Bloco da Segunda, no circuito Barra-Ondina. A agenda continua na terça-feira (17), com shows em Natal (RN) e Recife (PE), no Carvalheira, e se encerra na Quarta-feira de Cinzas (18), com apresentação no Carnaporto, em Porto Seguro, no sul da Bahia.
Dando continuidade ao pré-Carnaval de Salvador, nesta terça-feira (10) o circuito Orlando Tapajós recebe Léo Santana em mais uma edição do Pipoco. Arrastando uma multidão de Ondina até a Barra, o artista contará com a participação do cantor Diggo. Com um repertório que reúne os principais sucessos de seus 20 anos de carreira, Léo promete animar os foliões com músicas como “Zona de Perigo”, “Santinha”, além de “Desliza” e “Marquinha de Fitinha”, apostas do cantor para o Carnaval 2026. A saída do trio está prevista para as 18h.
