11 de fevereiro de 2026
Salvador

Sala de Imprensa do Carnaval de Salvador 2026 homenageará a jornalista Linda Bezerra

Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal

Reportagem: Priscila Machado / Secom PMS

A Sala de Imprensa oficial do Carnaval de Salvador 2026 homenageará uma grande liderança do jornalismo baiano: a diretora e editora-chefe do jornal Correio, Linda Bezerra. O espaço, localizado no Campo Grande, será inaugurado nesta quinta-feira (12), data da abertura oficial da folia, a partir das 16h, e dará suporte aos profissionais de diferentes veículos do país e do mundo que irão cobrir o maior Carnaval de trio elétrico do planeta.

Linda comentou o reconhecimento: “Vejo essa homenagem como uma distinção ao trabalho que o jornal Correio faz na cidade. Além da cobertura de grandes eventos, como o Carnaval, falamos em bom baianês com todas as classes sociais e revelamos suas histórias. Realizamos, ainda, muitos projetos relevantes, como o Afro Fashion Day.”

Ela estendeu a homenagem aos colegas que lidera na redação: “É algo que chega por causa desse trabalho, que não é só meu, mas fruto de uma equipe muito empenhada. As pessoas gostam do jornal e trabalham com muito amor, entusiasmo e dedicação. Por isso, faço questão de compartilhar essa homenagem com todos os profissionais parceiros, porque sei que jornalismo não se faz sozinho”, complementou.

Linda lembrou, por exemplo, que a cobertura do Carnaval não é uma tarefa simples, mas envolve todo o jornal durante o período, dos motoristas à gestão de pessoas. “É uma cobertura muito bem feita justamente porque todos se dedicam com atenção e responsabilidade. Há colaboração constante, com ideias, pautas e conteúdos que surgem na rua e nem sempre estavam previstos. No fim, é um trabalho construído por todos”, ressaltou.

História de vida – Piauiense, Linda vem de uma história de muitas batalhas, mas também de muita força. Ela foi entregue pela mãe biológica a uma família portuguesa quando tinha um ano de idade. Na adolescência, veio do povoado de Cana Brava com uma irmã adotiva para Barreiras, no Oeste baiano, com a justificativa de que iria passear e não voltou mais; ela sonhava estudar e ter uma profissão.

“Costumo dizer que sou uma baiana cultural, porque amo a Bahia e Salvador. Esse amor por essa terra me deu uma compreensão profunda do jeito de ser do baiano, o que é fundamental para uma jornalista que se propõe a contar as histórias do estado. Acredito que começar pela relação afetuosa que tenho com a Bahia facilitou muito meu caminho na profissão, porque o que eu gosto mesmo é de contar as histórias desse lugar, dessa cidade.”

Aos 60 anos, a editora-chefe do Correio se define como uma entusiasta das pessoas. “Acho que quem faz a diferença no estado da Bahia são as pessoas, com seu jeito próprio, seu balanço, sua forma de ver o mundo. Esse jeito baiano, tão nosso, é o que realmente faz a diferença.”

Linda é formada em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia e começou no então Correio da Bahia como apuradora, profissão semelhante à de produção. Em seu crachá, ainda guarda a data do início: 1º de abril de 1997. No Correio, ela já foi produtora, chefe de reportagem, chefe de produção de um caderno histórico, pauteira e, hoje, além de diretora, é editora-chefe do periódico. Durante os dez primeiros anos de atuação no Correio, Linda trabalhou também na TV Band, onde começou como produtora, foi pauteira do Jornal da Band e editora-chefe do jornal local da emissora.

Mesmo à frente de uma das maiores redações do Nordeste, Linda segue sugerindo pautas. “Para mim, a pauta, mesmo nessa função, continua sendo uma das partes mais ricas do jornalismo. Minha maior satisfação é revelar a cidade e as histórias das pessoas, porque acredito que cada indivíduo carrega uma trajetória importante. É isso que me move no jornalismo e na vida: o interesse genuíno pelas pessoas. Compreender o que vivem e sentem é fascinante, e o jornalismo me oferece essa oportunidade.”

Estrutura – Situada no Campo Grande, a sala de imprensa do Carnaval de Salvador é uma estrutura climatizada, com computadores e Wi-Fi. O local dispõe de almoxarifado, copa e de uma sala de reunião, onde o prefeito, secretários e demais gestores municipais farão balanços diários dos serviços municipais prestados durante a folia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *