Folga de carnaval para deputados e senadores dura duas semanas
Deputados e senadores acabaram de voltar de mais de 40 dias de férias, mas já estão em ritmo de carnaval, em um folgão que vai durar duas semanas. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), chamou apenas três dias de sessão na Casa, duas delas na semana passada, e uma nesta terça-feira, 10.
A farra foi ainda maior no Senado, onde os parlamentares se limitaram a apenas um dia de trabalho em plenário, justamente para aprovar o reajuste salarial acima do teto constitucional a seus servidores, o chamado ‘trem da alegria’. O plenário do Senado passou os demais dias fechado, com algumas poucas comissões em funcionamento. O Congresso só volta à vida depois da folia, no dia 23 de fevereiro.
‘Trem da alegria’ na volta de recesso parlamentar
Na abertura do ano legislativo, na segunda-feira, 2, a Câmara aprovou a Medida Provisória (MP) que cria o Programa Gás do Povo, que prevê a distribuição gratuita de gás de cozinha para 15 milhões de famílias, uma vitória do governo Lula.
No dia seguinte, Câmara e Senado aprovaram o projeto que concede reajuste acima do teto a servidores das duas Casas. O Senado também aprovou, no único dia em que o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), convocou sessão, a proposta de distribuição de gás, que seguiu para sanção do presidente Lula.

