12 de fevereiro de 2026
Esporte

Ucraniano é desclassificado dos Jogos de Inverno por homenagem a mortos de guerra

O atleta ucraniano Vladyslav Heraskevych, que pretendia usar um capacete com fotos de atletas mortos durante a guerra com a Rússia, foi desclassificado nesta quinta-feira (12) das provas de skeleton dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026. A informação foi confirmada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

 

A entidade internacional afirmou que ele não poderá participar dos Jogos após se recusar a cumprir diretrizes do COI sobre a expressão dos atletas. “Foi desclassificado”, confirmou um porta-voz do Comitê Olímpico Ucraniano.

 

O assunto já estava rondando os bastidores do evento e ressoou no mundo on-line. Na última terça-feira (10), o Comitê havia proposto que o ucraniano utilizasse uma braçadeira preta, e não o capacete com as imagens, como medida excepcional.

 

“Esta manhã, em sua chegada às instalações da competição, Heraskevych se reuniu com a presidente da Comissão de Atletas do COI, Kirsty Coventry, que explicou pela última vez a posição da entidade. Como nas reuniões anteriores, ele se recusou a mudar a sua postura”, afirmou o COI no comunicado.

 

Em mensagem publicada na rede social X (antigo Twitter), o atleta defendeu a posição adotada: “Este é o preço da nossa dignidade”, afirmou.

 

A postura foi defendida pelo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. “O capacete tem os retratos dos nossos atletas que caíram nas mãos da Rússia. Atletas ucranianos cujas vidas foram arrebatadas pela guerra travada pela Rússia”, enfatizou Zelensky na segunda-feira (9) no Telegram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *