Motoristas da Prefeitura passam por testes de alcoolemia diários no Carnaval

Reportagem: Ana Virgínia Vilalva / Secom PMS
Os motoristas que trabalham no Carnaval pela Prefeitura passam diariamente por testes de alcoolemia feitos na sede da Coordenadoria da Defesa Civil (Codesal), na Avenida Bonocô. A iniciativa ocorre através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Gestão (Semge) e a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), das 7h às 17h.
O superintendente da Transalvador, Diego Brito, aponta que, durante o Carnaval, são intensificadas as ações educativas e de fiscalização. “Sabemos que os condutores profissionais têm papel fundamental na segurança viária. Essas abordagens preventivas ajudam a reforçar a responsabilidade de quem está ao volante e contribui diretamente para um trânsito mais seguro para moradores, trabalhadores e foliões”, destaca o superintendente.
A ação faz parte da Operação Respeite à Vida, da Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut) da Transalvador. A gerente Miriam Bastos afirma que esse trabalho já acontece há mais de duas décadas. “Essa é uma forma de contribuir com a segurança viária e também mostrar a transparência do serviço público. Nós fazemos as blitz com os condutores externos, mas também com os nossos”, explica.
Passam pelo teste cerca de 550 motoristas que prestam serviço para o Município. “Todos os órgãos passam por aqui, fazem o credenciamento e pegam a autorização para abastecer o veículo, sem burocracia. É uma forma de mostrar para a sociedade que temos cuidado com os nossos colaboradores, que são condutores profissionais. É um trabalho importante para que o condutor tenha consciência de que precisa participar desse processo, que é educativo, mas especialmente preventivo”, afirma Miriam.
O guarda civil municipal Anderson Cardim atua na condução de viaturas há 10 anos e ressalta a importância da iniciativa. “A gente tem que ter consciência de que não pode consumir álcool e dirigir. Precisamos cuidar da nossa vida, de quem está com a gente e de outras pessoas”, pontua.
Motorista da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Rafael Santos, de 28 anos, diz que o teste é fundamental. “Em todo lugar tem gente que não tem esse compromisso. Por isso, são importantes esses testes que estão sendo feitos”, diz. Condutor da Prefeitura há 19 anos, Gerson Ferreira, de 64 anos, também elogia a iniciativa: “Toda forma de garantir a segurança é importante”.
