Prefeitura acolhe 557 filhos de ambulantes e estabelece recorde de crianças e adolescentes atendidos no Carnaval

A Prefeitura de Salvador registrou neste sábado (14) o acolhimento de 557 filhos de ambulantes, número que representa um novo recorde no Carnaval da capital baiana. No ano passado, o número de crianças e adolescentes atendidos pelo programa Salvador Acolhe chegou a 549 durante todo o período da folia.
Coordenado pela Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, o Salvador Acolhe está preparado para receber cerca de 600 crianças e funciona em escolas municipais próximas aos circuitos, com oferta de alimentação, atividades educativas, acompanhamento técnico e atendimento em saúde durante todos os dias da festa.
O número deste ano já representa aumento de 18% em relação a 2024, quando 470 crianças e adolescentes foram acolhidos.
Estes dados constam no balanço do segundo dia do Carnaval de Salvador apresentado pela Prefeitura.
Segurança – Um homem que estava com mandado de prisão em aberto foi capturado durante o segundo dia de Carnaval em Salvador. Ele tem uma dívida de cerca de R$ 13 mil em pensão alimentícia e foi preso pela Guarda Civil Municipal (GCM) depois de ser identificado pelo sistema de reconhecimento facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP). O homem estava na festa curtindo. No total, foram cinco presos através das câmeras inteligentes.
Ele estava nas imediações do Forte de São Pedro, no Campo Grande, por volta das 2h, quando foi capturado. Antes dele, a Guarda Municipal já tinha retirado de circulação outro homem que estava com mandado de prisão em aberto, por roubo com uso de arma de calibre restrito. Ele estava na Praça da Sé, no Centro Histórico, e foi localizado por volta das 16h.
Pouco depois, ainda no circuito Batatinha, os agentes prenderam outro homem, condenado a três anos de prisão por porte ilegal de arma de fogo. No bairro da Barra, por volta das 23h, as câmeras identificaram um homem na Rua Comendador Francisco Pereira que estava trabalhando como mototaxista. Ele estava foragido pelo crime de roubo. Já na madrugada, o sistema rastreou mais um malfeitor desde a entrada do Canela até a Avenida Santa Rita, no Campo Grande. Ele era procurado por homicídio.
A ofensiva tecnológica demonstrou a eficiência da integração entre a Guarda Civil e o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da SSP. A GCM frisou que a precisão dos algoritmos permitiu que as capturas ocorressem em pontos estratégicos e em diferentes horários, mostrando que a vigilância é ininterrupta nos circuitos da folia.
Vistorias – As equipes realizaram 467 vistorias, que resultaram em 90 notificações para orientações e adequações das normas municipais. Foram apreendidas 812 bebidas irregulares nos principais circuitos. Em Ondina, foram recolhidas 358 unidades de bebidas, já na Barra, o total chegou a 454 unidades das marcas não patrocinadoras do Carnaval. Além disso, foram recolhidas 282 garrafas de vidro, sendo 62 na Barra e 220, em Ondina.
Na fiscalização de poluição sonora, a Sedur fez o controle sobre os trios, camarotes e palcos nos circuitos do Carnaval, realizando 103 ações de monitoramento sonoro. Durante a ação, 18 equipamentos de som foram desativados por estarem operando de forma irregular. Uma unidade de publicidade irregular, do tipo sombreiro, foi apreendida no Campo Grande, por utilização sem autorização da Prefeitura.
Turismo – A taxa média de ocupação hoteleira alcançou 97,88% no segundo dia oficial do Carnaval de 2026. No mesmo período do ano passado, a ocupação era de 84,31%, o que representa um crescimento superior a 13 pontos percentuais, evidenciando a forte demanda por hospedagem na cidade.
No Aeroporto de Salvador, foram registrados 103 pousos, crescimento de 17% em comparação com 2025, e desembarcaram 14.941 passageiros, aumento de cerca de 15%. A Nova Rodoviária de Salvador contabilizou 731 chegadas de ônibus, 10% a mais que na Sexta-feira de Carnaval do ano passado. Já o número de passageiros desembarcados chegou a 14.688, superando os 13.692 do ano anterior, com alta em torno de 7%.
Ordenamento – A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) manteve a fiscalização e orientação aos ambulantes, reforçando o compromisso com a organização, a segurança e o ordenamento do comércio informal nos circuitos da festa.
Nos espaços de acolhimento foram registrados 2.200 atendimentos. Nos restaurantes montados para os ambulantes a capacidade de atendimento é de até 7 mil refeições diárias. Ao todo, foram realizadas 324 abordagens educativas, priorizando o diálogo e a prevenção. Durante a fiscalização foram apreendidos 1.292 materiais irregulares, entre bebidas, isopores, carrinhos, materiais diversos e itens considerados perigosos, retirados de circulação para garantir mais segurança aos foliões, trabalhadores e moradores.
Limpurb – Durante os dois dias de festa foram recolhidas aproximadamente 379,6 toneladas de resíduos dos circuitos principais (Dodô, Osmar e Batatinha). Até às 10h de sábado (14), foram 36,20 toneladas de materiais recicláveis nas Centrais de Reciclagem e no Programa Plástico é Vida. Materiais como alumínio, plástico mole e garrafa pet estão entre os resíduos coletados.
Tecnologia – Segundo dados da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit) e da Companhia Salvador de Cidade Inteligente (SMART), foram realizadas mais de 123 mil conexões à internet, com 19,4 mil usuários do Conecta Salvador. O WhatsApp oficial da Prefeitura registrou 11,8 mil interações e foram contabilizados 640 agendamentos no Salvador Digital.
Iluminação – No Circuito Dodô (Barra/Ondina), foram registradas 12 ocorrências. Houve uma ampliação de rede, com instalação de quatro projetores. Foram contabilizadas 10 ocorrências de manutenção, com execução imediata de 10 projetores e duas luminárias. Registrou-se um apagão, decorrente de falha em relógio programador, sendo o sistema normalizado após reprogramação do equipamento.
No Circuito Osmar (Centro), foram registradas 06 ocorrências, sendo uma ampliação de rede, programada para execução pela equipe diurna. Houve quatro manutenções, com uma já executada. Foi registrado um apagão, causado por curto-circuito provocado por serpentinas metálicas na rede da concessionária, com duração de cerca de 19 minutos, solucionado de forma ágil.
Salvamar – As equipes da Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) estão executando ações de prevenção, monitoramento e pronto atendimento nos trechos Barra-Ondina e Jardim de Alah-Ipitanga. Nesta sexta-feira, foram realizadas 173 ações preventivas contra afogamentos no trecho Barra-Ondina e 151 no trecho Jardim de Alah-Ipitanga. A Salvar promoveu o resgate de seis banhistas.
Manutenção – As equipes da Secretaria de Manutenção (Seman) realizaram a limpeza de caixas de sarjeta e passagem (296 unidades), limpeza de calhas (120 metros lineares), desobstrução e jateamento de rede (443 metros lineares). Houve também a sucção de água acumulada (15 mil litros), a substituição de piso tátil na Rua Chile (24 metros) e a instalação de tapumes na Rua Carlos Gomes (8 metros).
Acolhimento – A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) registrou 538 abordagens relacionadas ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), com 139 cadastro realizados. Foram identificados 13 casos de trabalho infantil e 54 encaminhamentos ao Salvador Acolhe. Os camarotes acessíveis registraram quase 500 pessoas.
Nesta sexta, foram distribuídas 1.368 refeições a catadores, entre café da manhã e almoço.
