16 de fevereiro de 2026
Entretenimento

Diretor artístico do Festival de Verão, Zé Ricardo destaca força cultural da Bahia

No meio da maior festa de rua do planeta, quem pensa cultura o ano inteiro também está atento. No Camarote Expresso 2222, neste domingo (15), o diretor artístico do Festival de Verão, Zé Ricardo, celebrou o sucesso da edição 2026 do evento e falou sobre o desafio de propor novidades a um público exigente e acostumado a consumir arte em alto nível.

“Eu estou muito feliz! O projeto de direção artística propõe coisas. Propor coisas para um público que consome cultura em tão alto nível, que tem uma oferta tão grande de cultura gratuita, é muito difícil. Janeiro é o mês em que o público baiano recebe uma enxurrada de música de qualidade de graça. Foi a primeira vez, em anos, que o Festival de Verão esgota ingressos de um dos dias”, destacou.

Segundo ele, o trabalho à frente do festival é conduzido com respeito à tradição cultural do estado. “Eu comecei a fazer o festival com muita humildade, com muita vontade de acertar, com muito respeito pela cultura baiana e pelo que ela propõe para o seu público ao longo dos anos. E eu vou tentando contribuir de alguma forma para que essa festa cultural enorme que é a Bahia o ano inteiro seja mais rica ainda.”

Também responsável pela direção artística de festivais como Rock in Rio e The Town, Zé Ricardo afirmou que o Carnaval de Salvador é parte essencial do processo criativo para quem produz grandes eventos na capital baiana.

“Viver o Carnaval é fundamental para fazer qualquer evento de cultura em Salvador. O Carnaval de Salvador é uma das maiores festas populares que o Brasil tem, e ele traduz demais o público baiano. O público baiano se expressa através do Carnaval de Salvador. E o Festival de Verão é do público baiano. Então, a minha principal missão é entender um pouco o que o público baiano ama e, ao mesmo tempo, propor novas coisas. Coisas que eles nem sabem que queriam e que, depois do festival, vão passar a fazer parte da vida deles. Então, estar no Festival de Verão fazendo essa escolha e planejando é uma honra, e estar no Carnaval da Bahia é uma obrigação para quem quer fazer cultura na Bahia e no país.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *