Sala de Situação permite reparos mais rápidos na iluminação dos circuitos do Carnaval de Salvador

Foto: Ascom Dsip
Texto: Davi Lemos/ Secom PMS
As intervenções em possíveis falhas na iluminação nos circuitos do Carnaval de Salvador estão sendo realizadas em tempo real. Uma Sala de Situação, inaugurada neste ano pela Diretoria de Iluminação Pública (Dsip) – vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) – e instalada no Circuito Dodô (Barra-Ondina), funciona continuamente monitorando cada ponto da folia, garantindo respostas rápidas e eficientes.
O videomonitoramento em tempo real, por meio do sistema de telegestão, ocorre com a utilização de 30 controladoras equipadas com tecnologia NB-IoT instaladas nos principais circuitos e vias de acesso. Com isso, é possível identificar instantaneamente falhas, variações na rede, falta de energia e outras anomalias, incluindo atenção tanto à iluminação convencional quanto ao reforço exclusivo do Carnaval.
O sistema, utilizado pela primeira vez na folia, foi testado com sucesso no Festival Virada 2026. Com essa tecnologia, é possível uma maior coordenação com as concessionárias, reduzindo o tempo de resposta e aumentando a confiabilidade do serviço.
O diretor da Dsip, Ângelo Magalhães, destacou que, nos circuitos do Carnaval, as ocorrências com problemas na iluminação têm sido insignificantes. O gestor também acrescentou que a Sala de Situação monitora toda a iluminação dos circuitos e otimiza o deslocamento das equipes de reparo.
“Com a telegestão de todo o parque de iluminação do Carnaval, quando tem uma intercorrência, a gente consegue descobrir pelo videomonitoramento tudo por meio dessa sala”, explicou Magalhães. O diretor de Iluminação disse que a utilização da tecnologia tornou o serviço mais eficiente e diminuiu o emprego do pessoal que fica a postos para realizar os reparos.
“Conseguimos monitorar e identificar essas intercorrências. A gente fica na base e se desloca para os lugares quando há essa indicação. Agora, durante o Carnaval, fizemos o remanejamento de projetores, além de complemento de iluminação para garantir uma qualidade satisfatória do serviço em todo o circuito”, destacou.
Ângelo disse que o uso da tecnologia em LED reduziu muito a necessidade de manutenções realizadas durante os dias de festa. “Depois da tecnologia do LED, a gente está realmente avançando bastante e agora, com a telegestão, ainda mais. O problema que tivemos aqui no Centro foi causado por serpentinas. Acionamos a Coelba, que entrou em ação, agiu rápido e restabeleceu a geração de energia dessa área. No mais, temos um Carnaval muito iluminado”, celebrou Magalhães.
Ocorrências – Entre quinta-feira (12) e domingo (15), foram registradas 31 ocorrências no Circuito Osmar, sendo 22 manutenções, sete ampliações de rede e dois apagões, um deles, na sexta-feira (13), causado por serpentinas metálicas jogadas por foliões na rede elétrica.
No Circuito Dodô, foram 47 ocorrências no mesmo período, sendo 37 manutenções, sete ampliações de rede e três apagões. No Circuito Batatinha, foram registradas cinco ocorrências de manutenção no domingo (15).
