Prefeitura certifica cinco camarotes com Selo Ouro de sustentabilidade no Carnaval 2026

Reportagem: Mateus Soares / Secom PMS
O prefeito Bruno Reis entregou, na tarde desta terça-feira (17), último dia oficial do Carnaval, cinco certificados do Selo Ouro a camarotes participantes do programa Camarote Sustentável 2026, iniciativa coordenada pela Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis). A cerimônia contou com a presença do titular da Secis, Ivan Euler.
Ao todo, 16 camarotes receberam o selo Camarote Sustentável este ano, mas a certificação ouro foi concedida apenas aos cinco que alcançaram a maior pontuação após inspeções técnicas que verificam as ações previamente declaradas pelos organizadores.
Receberam o Selo Ouro o Camarote Salvador, Camarote Vila, Camarote Brahma, Camarote Expresso 2222 e o Camarote Club.
O prefeito destacou que o programa já é realizado há mais de uma década, com adesão cada vez maior dos espaços. “No ano passado, tivemos o recorde de 13 camarotes certificados. Este ano, superamos a marca, chegando a 16 camarotes sustentáveis. E hoje, neste último dia do Carnaval, estamos entregando o Selo Ouro para cinco desses camarotes, que alcançaram a pontuação máxima”, afirmou Bruno Reis.
Ivan Euler revelou uma novidade para o programa no Carnaval de 2027. “Pela primeira vez, haverá um incentivo no próximo ano. Os camarotes certificados com Selo Ouro terão desconto de 10% na taxa de licenciamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. O programa vem evoluindo a cada edição, com mais critérios e troca de boas práticas entre os participantes”, pontuou o secretário.
Premiados – Representando os camarotes Vila e Brahma, Tatiana Rossini afirmou que a certificação reconhece o trabalho realizado ao longo do ano pelos espaços na reparação dos impactos sociais, ambientais e de governança. “Atuamos em diversas frentes, como a redução do impacto energético, com uso de energia sustentável, e a garantia de condições dignas de trabalho, priorizando a contratação de mão de obra local. Isso mostra que os camarotes vão muito além da festa e têm o propósito de colaborar com o crescimento da cidade e do Carnaval”, disse Tatiana.
Produtor do Expresso 2222, Lucas Fernandes avaliou que o recebimento do selo reforça o compromisso do empreendimento com práticas sustentáveis. “Esse reconhecimento reforça que a sustentabilidade não é apenas um compromisso formal, mas um valor que está no centro das nossas ações. Temos buscado estruturar iniciativas ambientais e sociais com responsabilidade e critérios técnicos para mostrar que é possível realizar um Carnaval grandioso e, ao mesmo tempo, sustentável”, afirmou o produtor.
Coordenadora-geral do Camarote Club, Liane Baqueiro falou sobre o processo de aprimoramento do trabalho: “Estamos muito felizes, porque a cada ano buscamos profissionalizar ainda mais o nosso trabalho. Temos nos adequado e aprimorado processos para entregar um bom resultado no Carnaval”.
Já a representante do Camarote Salvador, Danielle Pires, ressaltou que a sustentabilidade já integra o planejamento do espaço. “A sustentabilidade é uma jornada contínua, sempre há espaço para evoluir. No Camarote Salvador, a sustentabilidade já faz parte da estratégia do negócio e envolve todas as áreas, desde a engenharia até a equipe de limpeza. Existe um planejamento integrado para que possamos alcançar os objetivos de sustentabilidade”, explicou a coordenadora do espaço.
Programação – O Carnaval de Salvador acontece entre os dias 12 a 17 de fevereiro de 2026 A programação completa pode ser acessada no site carnaval.salvador.ba.gov.br e no @salvadormeucarnaval no Instagram.
