“Ficamos um pouquinho tristes, mas valeu muito a pena”, afirma folião sobre o fim do Carnaval

Foto: Fernando Peixoto/ Secom PMS
Texto: Iago Maia e Ana Virgínia/ Secom PM
O Carnaval de Salvador ainda não chegou ao fim, mas a saudade já pulsa no coração de baianos e turistas que tomam os circuitos oficiais. Ao longo dos dias de festa, o público marcou presença e reafirmou a força da folia de rua, traduzida em encontros, diversidade e celebração coletiva que tomam conta da cidade.
Nesta terça-feira (17), último dia de Carnaval, deve-se registrar um número histórico de foliões nas ruas, especialmente no Circuito Osmar (Campo Grande), onde desfilam grandes atrações. Nomes como Ivete Sangalo, Léo Santana, Daniela Mercury e Margareth Menezes passam pela tradicional passarela da folia. Já a Barra/Ondina, por sua vez, recebe Bell Marques, Cláudia Leitte, Aline Rosa, entre outros.
Presente no Circuito Osmar, o turismólogo Mário César, de 46 anos, demonstrou um misto de sentimentos ao falar sobre o fim do Carnaval 2026. Morador do bairro de Patamares, ele veio exclusivamente para acompanhar Ivete Sangalo, que desfila com apoio da Prefeitura.
“O coração fica mais apertado, porque a gente espera um ano inteiro pelo Carnaval e sabe que está acabando. Ficamos um pouquinho tristes, mas valeu muito a pena. Foi muito bom”, disse.
Natural de Guaratinguetá, Renata Santos, de 48 anos, estava radiante por curtir a folia pela primeira vez. Segundo ela, foram pouco mais de duas décadas planejando conhecer a maior festa popular do Brasil.
“Estou super feliz de estar aqui. Essa é a minha primeira vez. Foram 22 anos combinando com o meu irmão, dizendo que viria, e tive essa oportunidade agora. Estou muito, muito feliz.”
Turismo – Os números comprovam, mais uma vez, o sucesso do Carnaval de Salvador. No domingo (15), um dos dias de maior movimentação nos circuitos, a taxa de ocupação hoteleira atingiu 99,5%, índice superior ao registrado no mesmo dia em 2025, quando foi de 96,4%.
