Por que Flávio Bolsonaro pode ser a ‘tábua de salvação’ para Lula em 2026 na avaliação de petistas
O PT comemorou declarações recentes de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) sobre as eleições de 2026. Integrantes da cúpula do partido veem na radicalização do senador em defesa de um indulto a Jair Bolsonaro uma possível “tábua de salvação” para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Como a popularidade do governo despenca cada vez mais, a avaliação é que só um aumento da rejeição do eleitor ao bolsonarismo poderia garantir a reeleição de Lula.
Flávio tem dito que, com a provável condenação de Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no inquérito da trama golpista, o candidato da direita que substituir o ex-presidente na urna terá de se comprometer com um indulto e também em confrontar a Corte para fazer valer o perdão, com possível uso da força.
Essas falas foram acompanhadas com lupa pelo petismo, que quase soltou fogos de artifício. O grupo acredita que o tom vai gerar rejeição entre eleitores mais ao centro.
Parte do PT já não espera grande recuperação na imagem do governo. Esses petistas que conversaram com a Coluna do Estadão dizem que a polarização está estruturalmente cristalizada no País e só restará ao presidente a comparação com Bolsonaro, como ocorreu em 2022.
O nível de aprovação da gestão nas últimas pesquisas, contudo, acendeu um alerta: Lula não pode perder mais popularidade para não se inviabilizar por si mesmo.
