4 de julho de 2025
Politica

Programa brasileiro ganha prêmio de igualdade de gênero na OMC

A Organização Mundial do Comércio (OMC) vai premiar nesta quarta-feira, 2, um programa de incentivo a empreendedoras no comércio exterior, como antecipou a Coluna do Estadão. A iniciativa brasileira superou 14 outros países e venceu o Prêmio de Igualdade de Gênero no Comércio da OMC, na categoria Mulheres Empreendedoras. A entrega da homenagem será na Suíça.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), apenas 14% das empresas exportadoras têm maioria feminina entre os sócios. O projeto Elas Exportam, que oferece mentorias a empreendedoras, é uma parceria do Mdic com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

“É um reconhecimento dos esforços do País na promoção do empoderamento econômico feminino por meio do comércio exterior. O objetivo do programa é contribuir para aumentar essa participação”, afirmou a secretária de Comércio Exterior do Mdic, Tatiana Prazeres.

O programa foi lançado há dois anos e pelo menos 315 mulheres de 24 unidades da federação já receberam essa capacitação.

O projeto ajudou, por exemplo, a inserir a empresa Carne de Jaca, da empreendedora Maria Edivângela, no mercado europeu. A Engenho Café de Açaí, liderada por Valda Gonçalves, por sua vez, passou a vender para os Estados Unidos, Alemanha e Austrália.

Secretária de Comércio Exterior do Mdic, Tatiana Prazeres
Secretária de Comércio Exterior do Mdic, Tatiana Prazeres

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *