FGM realiza Oficina de Orientação sobre Acessibilidade com transmissão online
Texto: Thaís Seixas
Foto: Freepik
Profissionais da cultura, gestores públicos, servidores, produtores culturais, proponentes de editais, comunicadores e outros interessados podem participar, gratuitamente, da Oficina de Orientação sobre Acessibilidade realizada pela Fundação Gregório de Mattos (FGM). O encontro virtual será realizado na próxima quinta-feira (17), das 19h às 21h, com transmissão ao vivo pelo YouTube da FGM e com a opção de interpretação em Libras.
Esta é a segunda parte da oficina, que tem o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre acessibilidade em ambientes culturais, digitais e institucionais, promovendo competências para transformar práticas e políticas para a inclusão plena. A primeira parte da oficina ocorreu em julho do ano passado, e pode ser conferida aqui.
Durante o encontro, os participantes terão acesso a uma aula expositiva, com demonstrações práticas, estudos de caso, exercícios de mapeamento de barreiras e debates sobre o tema da acessibilidade.
A atividade será ministrada pela Adarte Acessibilidade, empresa especializada em acessibilidade comunicacional por meio da Janela de Libras (JL), Audiodescrição (AD) e Legendagem para Surdos e Ensurdecidos (LSE) em obras audiovisuais. A Adarte também presta serviço de assessoria de acessibilidade para exposições (permanentes e itinerantes), instalações, memoriais, festivais, feiras e eventos culturais em geral, a exemplo do Movimento Boca de Brasa, realizado anualmente pela FGM.