12 de julho de 2025
Politica

Ministro de partido de Tarcísio anuncia apoio a reeleição de Lula ‘em qualquer cenário’ em 2026

BRASÍLIA – O ministro de Portos e Aeroportos (MPor), Silvio Costa Filho, afirmou que apoiará a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em qualquer cenário na eleição de 2026. O ministro diz considerar pouco provável que seu correligionário, governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do Republicanos, venha a disputar com Lula, o que reduziria dilemas junto ao seu partido.

“Gratidão se retribui com gratidão. E acredito que o Lula é a melhor opção para o País”, disse em entrevista ao Estadão/Broadcast.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, defende reeleição de Lula
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, defende reeleição de Lula

Na avaliação de Silvinho, como o ministro é conhecido no ambiente político, o atual presidente chegará fortalecido na disputa de 2026. “Não tem nenhum indicador em que o Brasil esteja pior do que no governo anterior. Desafio qualquer setor da direita radical a mostrar isso”, afirmou à Broadcast. O ministro considera que Lula vem recuperando apoio popular e que os resultados da atual gestão, especialmente nas áreas sociais e econômicas, devem pesar a favor do petista. “Será o Brasil real contra o Brasil virtual.”

A fidelidade a Lula, segundo o ministro, vem desde quando participava do movimento estudantil. “Não sou de direita, de centro ou de esquerda. Sou alguém que defende um Estado inteligente, um país progressista e com bem-estar social”, mas admite: “Sou lulista”. “Sempre votei no presidente por entender que ele reúne toda a capacidade de prover investimentos no País, prover melhorias significativas na vida das pessoas”, defendeu.

Costa Filho adiantou ainda que deve deixar o ministério em abril para disputar uma vaga no Senado por Pernambuco. Mas garantiu que a decisão será discutida diretamente com Lula no início do próximo ano. “Me sinto preparado para essa missão. Conheço o nosso Estado, conheço o Brasil, acho que posso dar uma bela contribuição no Senado”, declarou.

Ainda que fale abertamente sobre os aspectos políticos de 2026, Costa Filho diz considerar “um desserviço com o Brasil” antecipar o debate eleitoral. Em sua avaliação, esse movimento atrapalha articulações importantes entre os poderes. “O povo não quer saber agora da eleição. Quer saber de desenvolvimento, de democracia, de oportunidades de trabalho. Querem ver seu filho na escola. Querem ver um posto de saúde que funcione. As obras saindo do papel.”

Republicanos na base

A entrada de Costa Filho no governo no meio de 2023 marcou a inclusão do partido, em teoria, na base governista. Nas últimas eleições presidenciais, apesar de o Republicanos ter apoiado a tentativa de reeleição de Bolsonaro, o ministro fez campanha para o petista. “O partido me liberou por entender a nossa posição política. E o Republicanos é um partido democrático que respeita as posições dos seus parlamentares.”

Segundo o ministro, ele e outros colegas de governo, como o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), trabalham “muito de domingo a domingo” para ajudar na governabilidade. “Entre 2023 e 2024, a bancada do Republicanos votou em mais de 75% com o governo do presidente Lula. Porque o partido entende que todas as pautas que forem positivas para o Brasil, o partido vai apoiar.”

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *