FGM inaugura placa em homenagem aos ancestrais de São João do Cabrito/Plataforma
Texto e fotos: Lucas Rodriguez
Revisão: Thaís Seixas
A Fundação Gregório de Mattos (FGM) inaugurou nesta sexta-feira (11) uma placa em homenagem aos ancestrais de São João do Cabrito e Plataforma, no Subúrbio de Salvador. A iniciativa integra a programação comemorativa da Independência do Brasil na Bahia, que começou no dia 28 de junho e segue até este domingo (13).
>> ACESSE AQUI A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO 2 DE JULHO
A instalação da placa foi solicitada pela professora Magali Menezes, que trabalhou durante dez anos no Colégio Democrático Bertholdo Cirilo Dos Reis e levava os estudantes a exploraram a região do Subúrbio em busca da história e dos personagens da Independência. COm o tempo, ela observou a evolução dos alunos em relação aos conhecimentos adquiridos sobre estes personagens.
“Eu fazia um projeto com meus alunos e, nas competições, percebia que eles não sabiam cantar o Hino ao 2 de Julho, então criei o projeto Cante Comigo. Depois, comecei a sair com eles para me levarem a conhecer Plataforma, então comecei mapeando cada lugar e descobrindo a história daqui. Tratei isso com meus alunos com muita honra, fiz eles se sentirem orgulhosos dos ancestrais que contaram essa história e de trazer hoje essa placa para Plataforma e para o Ssubúrbio, para deixar aqui esse feito de 202 anos atrás. É só emoção”.

O presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, inaugurou a placa com a professora Magali e destacou a importância de registrar e compartilhar a história do local com mais pessoas.
“Agradecer a dedicação da professora Magali durante todo esse tempo, e dizer que é uma grande homenagem aos moradores desse local, que tem história. Os moradores precisam saber, os estudantes precisam conhecer, as escolas precisam divulgar isso. Para que todos entendam a importância desse local, então dar os parabéns principalmente a todos os moradores, a todos os jovens daqui, por pertencerem a essa história”.
Programação
As comemorações pelo 2 de Julho em Salvador serão encerradas no domingo (13), com a Missa na Igreja de São Bartolomeu, em Pirajá, às 8h. Já neste sábado (12), a partor das 8h, o 3º Festival de Fanfarras e Balizadores vai movimentar o Largo do Campo Grande com a participação de 18 grupo de escolas públicas municipais e estaduais.


