Defesa Civil de Salvador reforça equipes e mantém plantão 24h para atendimento de ocorrências das chuvas

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS
Reportagem: Camila Vieira/Secom PMS
Os meses de junho, julho e agosto são marcados pela ocorrência de chuvas e baixas temperaturas, características do inverno. Visando reduzir riscos e a ocorrência de desastres, resultantes do mau tempo, a Prefeitura, por meio da Defesa Civil de Salvador (Codesal), atua em diversas frentes. A Codesal, que coordena o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC), reforçou as equipes em campo que atendem às demandas da população, feitas pelo número gratuito 199, em regime 24h.
Entre as principais ações da Defesa Civil estão as respostas imediatas a emergências, como desabamentos e deslizamentos, o acionamento das sirenes e o apoio à população nas evacuações de área em instantes de fortes chuvas, o monitoramento preventivo de áreas de risco, como encostas e locais sujeitos a alagamentos, e as ações de prevenção de cunho educativo, como a capacitação de voluntários, formação de Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) e a divulgação de informações sobre riscos.
Na semana passada, de acordo com o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), a região do Subúrbio Ferroviário registrou 112 milímetros de chuva em 24h, quantidade prevista para todo mês de julho. O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, chama atenção para a grande quantidade de chuva que tem caído na cidade e alerta para os riscos do solo encharcado.
“O solo com muita água aumenta as chances de escorregamento de terra. Sendo assim, as pessoas precisam ficar atentas e, observando qualquer cenário de risco, se afastar imediatamente e solicitar a presença da Codesal para a realização da vistoria e garantia da segurança de todos”, destaca.
O monitoramento meteorológico, realizado pelo Cemadec, é contínuo, e usa o apoio tecnológico de uma rede de pluviômetros, de estações meteorológicas, hidrológicas, sistemas de alerta e alarme, entre outros dispositivos. O diretor do órgão destaca as ações preventivas e de resposta rápida, executadas pelos órgãos integrantes do SMPDC, incluindo vistorias técnicas em imóveis e encostas com risco estrutural, a instalação de lonas plásticas em áreas de deslizamento, demolição de partes instáveis de imóveis, atendimento social e o reforço em campanhas educativas e alertas à população.
“Trabalhamos o ano inteiro com ações de prevenção e de caráter educativo, que visam preparar a população para o período de chuva”, explica Macêdo, reforçando as capacitações nas escolas e os cursos de agentes comunitários de proteção civil, realizados nas comunidades.
Previsão do tempo – De acordo com o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), a previsão para esta segunda-feira (14) é de céu nublado com chuvas, a qualquer hora do dia. De terça (15) a sexta-feira (18), o céu estará nublado a parcialmente nublado com chuvas, a qualquer hora do dia. Já no sábado (19) e domingo (20), o céu estará claro a parcialmente nublado com chuvas, a qualquer hora do dia. As temperaturas vão variar de 20ºc a 29ºC.