Ministros a empresários sobre tarifaço: ‘Adultos precisam entrar na sala para negociar’
Ministros do governo Lula afirmaram a empresários nessa terça-feira, 15, que “adultos precisam entrar na sala para negociar” o tarifaço anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O relato é do diretor da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Fernando Valente, que participou do encontro comandado pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
“O ambiente está complexo, eu nunca vi nada parecido. Vamos ter uma profunda necessidade da diplomacia. Os próprios ministros usaram esses termos na reunião: ‘Os adultos precisam entrar na sala para negociar em alto nível”, disse Valente à Coluna do Estadão.
A avaliação predominante no encontro foi que o cenário ficou ainda mais incerto por causa da forma com que Trump tem tratado o assunto. “A carta de Trump foi postada na rede social, nem chegou pelas vias oficiais ao governo brasileiro. Oficialmente não tem nada”, afirmou à Coluna o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abipesca), Eduardo Lobo.

Setor têxtil esperava exportar R$ 500 milhões aos EUA
Neste ano, o setor têxtil tinha como meta exportar o equivalente a R$ 500 milhões aos Estados Unidos. Com a sobretaxa de 50% aos produtos anunciada por Trump, pelo menos 6,5 mil empregos no País estão sob risco, segundo o diretor da Abit.
“Essa situação do tarifaço é extremamente grave, só traz coisa ruim. Não há como negociar com uma taxa de 50% em um mercado tão competitivo. O vendedor não tem como absorver um tarifaço desse tamanho”, afirmou Valente.