18 de julho de 2025
Cultura

Preparado para o fim de semana? Veja a programação e monte seu roteiro

Texto: Lucas Rodriguez | Supervisão: Thaís Seixas

Fotos: Divulgação

O fim de semana já está batendo na porta e traz diferentes eventos e atividades para você se divertir. Para começar, confira o que acontece nos Espaços Culturais da Fundação Gregório de Mattos (FGM), desta quinta-feira (17) até domingo (20).

Se você curte música clássica, vai se apaixonar pelo concerto “Amor que Partiu”, que acontece no Espaço Cultural da Barroquinha nesta sexta-feira (18), às 19h. O evento contará com a apresentação do Quarteto de Cordas Akhtamar, grupo musical belga-francês conhecido por suas interpretações apaixonadas de músicas clássicas, juntamente com o baixo-barítono brasileiro Bruno Resende.

Teatro Gregório de Mattos

O Teatro Gregório de Mattos será palco de diversas atividades que fazem parte do Festival ÌYÁ’S – 5ª edição: O alçar voo do ventre de quem sabe que veio dos caminhos matricêntricos. Se ligue na agenda:

O espetáculo ‘MONOCONTOS: Elas Fantasiam o Tempo’ será apresentado nesta sexta-feira (18), às 19h. A montagem reúne uma árvore que enraíza saberes, três mulheres que tecem histórias e reverenciam suas ancestralidades e o feminino. O ingresso custa R$ 20 e está à venda no Sympla.

Já no sábado (19), o espaço cultural recebe a peça ‘Mulheres do Lar – Mortes Anunciadas’. Entre poesia e sobrevivência, a performance teatral aborda a violência doméstica e o feminicídio, percorrendo o tema por meio de uma dona de casa como personagem principal. Os ingressos também estão disponíveis no Sympla, por R$ 20.

No domingo (20), acontece um bate-papo com o tema ‘Mulheres Negras Produzem’, com Juliana Monique e Iara Nascimento, a partir das 9h. Dentro desta atividade, também será realizado o CINE IYÁ’S, com as exibições dos filmes: ‘Malunga’, de Gal Souza, e ‘O Sonho de Anu’, de Vanessa Kypá. A entrada é gratuita.

Casa do Benin

Para quem curte leitura, a poeta Vitória Maria Matos lança neste sábado (19), às 10h, o livro ‘No Dia que Matei Meu Pai Fazia Sol’, uma história do acerto de contas. No livro, ela fala sobre a experiência que impacta milhares de brasileiras: o abandono paterno. A entrada é gratuita.

Mais tarde, às 14h, acontece a oficina ‘Bailar Ancestral’, conduzida por Nitorê Akadan, em um encontro ancestral entre os toques do atabaque e os movimentos do corpo. O público é convidado a vivenciar as passagens dos Orixás na terra por meio do corpo e do toque do atabaque. Você pode adquirir o ingresso por meio deste link.

Apoio cultural

Outros espaços de Salvador também recebem uma série de eventos culturais apoiados pela FGM, por meio de editais ou outros tipos de apoio. Um deles é o edital Gregórios Ano IV, por meio do qual a Fundação apoia os seguintes projetos:

O Centro Cultural Makota Valdina (antigo Teatro XVIII), no Pelourinho, recebe a Residência Mafro – criação, formação e repertório, da Cia Encruzilhadas. Nesta quinta-feira, das 18h às 20h, ocorre a oficina gratuita de escrita criativa e poesia para todas as idades. Já no sábado (19), acontece a oficina de teatro e dança para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. É necessário se inscrever por meio deste link.

Foto: Acervo Cia Encruzilhadas

O projeto ‘Rua Sinalizada – Ações em Libras para uma cidade-ateliê’ será realizado no sábado, às 14h, na Casa das Histórias, buscando incluir pessoas surdas, pretas, mulheres, quilombolas, indígenas, LGBTQIAPN+ e com deficiência. A atividade procura promover a acessibilidade urbana por meio de intervenções artísticas.

Territórios Criativos

Já pelo edital Territórios Criativos – Ano II, o Grupo X de Improvisação em Dança, projeto vinculado à Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA), apresenta nos dias 17 e 18 de julho, às 19h, o espetáculo “Encontra Tempo”, no Museu de Arte da Bahia. O trabalho marca o retorno do grupo às atividades presenciais após o período de restrições decorrente da pandemia.

Viva Cultura

Já pelo Programa Viva Cultura – que visa conceder incentivos fiscais a projetos culturais -, acontece mais uma edição do ciclo Porto dos Saberes, que continua no Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab) com mais uma convidada: a jornalista, mestra em Cultura e Sociedade pela UFBA e fundadora do Instituto Commbne, Midiã Noelle, que fará uma palestra com o tema ‘Vozes Negras que Tecem Caminhos’. É necessário se inscrever por meio do formulário online.

Midiã Noelle é a convidada do Porto dos Saberes. Foto: Reprodução/Internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *