18 de julho de 2025
Politica

Gafe no governo Lula: panfleto dos 35 anos do ECA mostra que cogitaram esconder programas de Temer

Uma gafe no governo Lula revelou que cogitaram omitir no material comemorativo dos 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) os programas criados durante a gestão Michel Temer. A prova ficou registrada nos panfletos distribuídos em evento no Ministério dos Direitos Humanos.

O documento traz uma “linha do tempo”, listando as mudanças na legislação relacionadas ao tema. Mas, ao lado de alguns decretos, ficaram gravados os atos falhos.

Na sequência das informações sobre o decreto 9579 de 2018, que instituiu o programa Criança Feliz, estava a seguinte indagação: “mantemos?”. Junto a outro decreto (nº 9371) do mesmo ano, relacionado Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte, havia a frase “dúvida se incluímos ou não”.

Procurado, o Ministério negou responsabilidade, culpou a universidade parceira e disse que pediu correção.

“O material foi elaborado e distribuído pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO), nossa parceira na realização do evento 35 anos do ECA: Justiça social e ambiental. O conteúdo é de responsabilidade da instituição parceira e não passou por validação final do MDHC. Já estamos em diálogo com a FLACSO para que as correções necessárias sejam feitas o mais rápido possível”, diz a nota enviada à Coluna do Estadão.

Panfleto sobre 35 anos do ECA
Panfleto sobre 35 anos do ECA
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República, e Macaé Evaristo, ministra dos Direitos Humanos
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República, e Macaé Evaristo, ministra dos Direitos Humanos

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *