Gleisi diz que Trump faz chantagem após carta de presidente dos EUA para Bolsonaro
A ministra das Relações Institucionais do governo Lula, Gleisi Hoffmann, publicou nota reagindo à carta enviada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na noite desta quinta-feira, 17.
Gleisi afirmou que o gesto “expõe cruamente a chantagem que estão fazendo contra o Brasil”, em referência às tarifas de 50% sobre produtos brasileiros anunciadas pelo americano na semana passada.
A carta de Donald Trump a Jair Bolsonaro expõe cruamente a chantagem que estão fazendo contra o Brasil. O estadunidense exige que o país desista da soberania nacional, de nossa Justiça e nossas leis, para desarmar as tarifas e sanções que ameaça impor ao país. Quanto mais se…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) July 17, 2025
“O estadunidense exige que o País desista da soberania nacional, de nossa Justiça e nossas leis, para desarmar as tarifas e sanções que ameaça impor ao país”, escreveu a ministra.
Gleisi destacou ainda a proximidade do julgamento de Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) por golpe de Estado em 2022, após perder as eleições e não aceitar o resultado das urnas.
“Quanto mais se aproxima a hora do julgamento, mais claro fica que Bolsonaro coloca seus interesses acima de tudo, inclusive do Brasil e do povo brasileiro”, disse Gleisi.
Na carta publicada na rede social “Truth”, Trump afirma que tarifas sobre os produtos brasileiros é “manifestação de desaprovação” ao que chama de “tratamento terrível” sofrido pelo ex-presidente, e exigiu que “julgamento termine imediatamente”.
“Tenho manifestado fortemente minha desaprovação tanto publicamente quanto por meio da nossa política tarifária”, escreveu o americano.