20 de julho de 2025
Politica

Eduardo se torna ‘tóxico’ na política com atos nos EUA e ações a seu favor vão à gaveta

Eduardo Bolsonaro se tornou “tóxico” para o mundo político após suas ações nos Estados Unidos prejudicarem o próprio pai, dizem lideranças do Congresso. Com o pé atrás, integrantes do Centrão avaliam que, por ora, o comando da Câmara descartará qualquer medida que beneficie o deputado, como salvar seu mandato.

O primeiro recado foi dado pelos presidentes da Casa, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre, ao rejeitarem interromper o recesso parlamentar. A pausa no Legislativo veio a calhar para a cúpula analisar o cenário até agosto.

Há temor de se associar a Eduardo e acabar com rótulo de traidor da Pátria. Pesquisas mostraram que a população é sensível ao tema da soberania, com perdas para o bolsonarismo e melhora na popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Parlamentares citam a seguinte máxima na política: “Me peçam para acompanhar o funeral, mas não para cair no buraco”. Portanto, interlocutores apostam que, enquanto tiver dúvidas de causaria prejuízos a sua imagem, Motta deve manter na gaveta os 2 projetos apresentados pelo PL, um permitindo mandato remoto e outro para prorrogar a licença, ficarão na gaveta.

Além disso, quem conhece bem o presidente da Câmara afirma que ele odeia ser pressionado ou alvo de ironias. E causou incômodo na cúpula do Congresso um vídeo em que Eduardo “aconselha” Motta e Alcolumbre a não se juntarem ao vice Geraldo Alckmin nas negociações com os EUA contra o tarifaço de Donald Trump ao Brasil.

“Está muito mais fácil os porta-aviões chegarem no Lago Paranoá – e se Deus quiser chegarão em breve – do que vocês serem recebidos com o Alckmin nos EUA”, disse o deputado.

Motta não deve fazer movimentos para cassar o mandato de Eduardo. Aguardará decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e os prazos administrativos na Câmara.

Eduardo Bolsonaro
Eduardo Bolsonaro

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *