26 de julho de 2025
Cultura

‘Caminhos da Leitura’ celebra dias do Livro e da Mulher Negra com atividades gratuitas

Texto: Thaís Seixas

Foto: Divulgação

Uma programação especial em alusão ao Dia do Escritor e ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha – ambos celebrados nesta sexta-feira (25) -, vai movimentar a Casa do Rio Vermelho no domingo (27). As atividades fazem parte do projeto Caminhos da Leitura, da Fundação Gregório de Mattos (FGM), e são voltadas para públicos de todas as idades, com entrada gratuita.

O evento acontece na Casa do Rio Vermelho – parceiro do projeto -, a partir das 10h, quando tem início a ‘Visita Guiada: Mulheres de Jorge’. A proposta é convidar o público a desvendar as mulheres que inspiraram a vida e a obra de Jorge Amado. Nesta atividade, os visitantes vão conhecer as musas, personagens e amores reais que povoaram o universo do escritor baiano, revelando a força feminina que transcende as páginas dos seus livros. 

Sálua Chequer ministra oficinas para crianças. Foto: Otávio Santos | Secom PMS

A criançada também será contemplada pelas ações, a partir das 10h30, com a ‘Contação Musicada: Pipistrelo das Mil Cores’, conduzida pela educadora, pesquisadora e mestre em Arte e Educação Sálua Chequer. O público mirim vai embarcar na misteriosa jornada de Pipistrelo, mergulhando nas narrativas do personagem. 

No mesmo dia, Sálua vai ministrar duas oficinas no Atelier de Zélia Gattai: Botão Mágico, atividade criativa que desenvolve um brinquedo utilizando apenas um botão e um fio; e Abayomi, para a produção de uma boneca de pano de origem africana, que simboliza afeto, proteção e conexão ancestral. 

“O dia 25 de julho é marcado por duas grandes comemorações, que são o Dia do Escritor e o Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha. Por isso, iremos associar a literatura com a arte das bonecas abayomi, em uma contação lúdica de história, superação e afirmação de mulheres negras”, explica a gerente de Bibliotecas e Promoção do Livro e Leitura da FGM, Jane Palma.

Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *