Curso de Formação de Instaladores Fotovoltaicos do Treinar Para Empregar iniciam aulas no IFBA

Foto: Lucas Moura / Secom PMS
Mais uma turma do programa de Formação de Instaladores Fotovoltaicos está com aulas em andamento na sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), no Barbalho, com 16 alunos participando de aulas teóricas e práticas. O curso profissionalizante, uma parceria entre a Prefeitura de Salvador e a Associação Baiana de Energia Solar (ABS), visa qualificar pessoas para trabalharem no setor de energia solar, um dos que mais crescem na atualidade na capital baiana.
A ação integra o programa Treinar Para Empregar, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), e conta com apoio institucional da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis).
“Formar profissionais para atuar com energia solar é investir em um futuro mais sustentável e mais justo. Salvador está na vanguarda ao unir qualificação profissional com a promoção da energia limpa. Cada turma representa não só uma oportunidade de emprego, mas também um passo concreto na construção de uma cidade mais resiliente e preparada para os desafios ambientais e sociais do nosso tempo”, afirma Ivan Euler, titular da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis).
Umaraci Nascimento é o coordenador do curso pela Trecon Treinamentos, empresa que foi contratada para direcionar as aulas. Segundo ele, o setor solar fotovoltaico tem crescido muito nos últimos anos e tende a crescer ainda mais. “Por conta disso, precisamos ter profissionais qualificados e especializados no mercado para um melhor atendimento à sociedade e garantir a segurança”. Além de aprender técnicas para instalação dos painéis, os participantes saem com uma dupla formação, não só de instalador fotovoltaico, mas também de eletricista predial.
Aos 23 anos, a moradora do Engenho Velho da Federação, Jennifer Cavalcante, ficou sabendo do curso através das redes sociais da Semdec. “Me inscrevi e no dia seguinte eu fui chamada. É o primeiro curso que faço. Sou formada em Logística, mas já tinha interesse em aprender coisas relacionadas à eletrônica e eletrotécnica, então aprendo aqui o básico e um algo a mais. Essa área de fotovoltaica eu conhecia pouco, mas meu interesse aumentou com a oportunidade de fazer. Já estou pensando em, quando terminar esse curso, começar outro para me aperfeiçoar na área”, afirmou.
O morador do bairro de Ilha Amarela, Edvaldo Santos de Jesus, de 55 anos, trabalha como vigilante, mas viu no curso a possibilidade de expandir os conhecimentos com outra profissão. “Soube do curso no Semdec e achei muito importante ter mais um conhecimento. A Prefeitura dá boas condições para nós, e nos abrange no mercado, que está muito promissor, nessa área de sustentabilidade. Acho que dá para sair já empregado, mas como já sou formado em eletricista, vim agregar mais a área de instalação de placas fotovoltaicas. A expectativa está lá em cima”, disse.
A trilha de formação do Treinar Para Empregar em energia solar foi iniciada no ano de 2022. Desde então, 303 pessoas já foram certificadas, grande parte delas sendo inserida ou direcionada para oportunidades no setor. O curso tem caráter profissionalizante, com aulas teóricas e práticas, voltadas para introduzir os participantes no mercado de trabalho, com foco em competências essenciais para atuação como montador de sistemas fotovoltaicos.
Encerradas as atividades deste grupo, novas inscrições serão anunciadas através do Instagram @semdecsimm. Ao todo, quatro turmas foram programadas para 2025, com 80 pessoas qualificadas até o final do ano.
Acesse a galeria de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/nova-turma-do-programa-de-formacao-de-instaladores-fotovoltaicos/.