Líder do União recebe apoio de Michelle Bolsonaro para 2026 e entrega cargos no governo Lula
BRASÍLIA — O líder do União Brasil no Senado, Efraim Filho, recebeu o apoio da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) para a sua pré-candidatura ao governo da Paraíba, nesta sexta-feira, 25. Ele entregou os cargos que tinha no governo Lula após o anúncio.
Michelle esteve presente na inauguração da nova sede do PL na Paraíba, em João Pessoa. O diretório é presidido pelo ex-ministro da Saúde do governo Bolsonaro, Marcelo Queiroga, que é pré-candidato ao Senado. Ela chamou Efraim de “nosso governador cabra macho” e ouviu apelo de aliados por uma candidatura à Presidência da República em 2026.

A ex-primeira-dama aproveitou o palanque para fazer críticas ao governo Lula, enaltecer a gestão de seu marido (2019-2022) e passar um recado ao recém-promovido a aliado:
“Nós precisamos aumentar o número de deputados federais, senadores, fazer aqui o nosso governador cabra macho”, disse Michelle a Efraim. “Ele vai honrar o voto de vocês. Se não honrar, vocês tiram (ele) depois na próxima (eleição). Aqui, quem dá, tira”.
Efraim, por sua vez, ignorou as indicações no governo Lula e fez acenos à agenda ideológica do bolsonarismo:
“Hoje a gente recebe esse apoio do PL, nessa missão de aglutinar as oposições. O PL é muito bem-vindo, o Marcelo Queiroga, pré-candidato ao Senado junto com a gente”, afirmou, depois de defender pautas ligadas ao conservadorismo. “Algo que me traz aqui é a defesa da família. (Em) todas as votações, (votei) contra o aborto, em defesa da vida”.
Em entrevista à CBN João Pessoa após o evento, Efraim anunciou que entregará os cargos que indicou no governo Lula — são dois pontos, na Codevasf e nos Correios.
“O mesmo governo que nomeia é o mesmo que exonera, os cargos estão à disposição”, declarou.
O senador lançou sua pré-candidatura no mês passado, num café junino promovido em seu gabinete, em Brasília. Ele faz parte da chamada “República da Paraíba”, que também inclui o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).