Plataforma ‘Caminhos Digitais da Leitura’ conecta autores e leitores de forma gratuita
Reportagem: Thaís Seixas
Foto: Reprodução
Imagine a seguinte situação: você tem à disposição um ‘cardápio’ virtual para escolher a opção que mais te agrada visualmente ou combine com o que você procura. Tem gente que foca na aparência; outras pessoas preferem saber um pouco mais para dar match. Se você imaginou tudo isso e pensou em aplicativos de relacionamento, é porque ainda não conhece o projeto Caminhos Digitais da Leitura, uma plataforma virtual criada pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) que conecta autores e leitores de forma totalmente gratuita.
Com o objetivo de incentivar o hábito da leitura e a produção literária, a ferramenta possibilita que qualquer pessoa publique o próprio livro, que fica disponível para a consulta virtual. Para isso, é necessário salvar o arquivo da obra no formato PDF, com até 10 MB, e incluir uma capa constando apenas título e imagem. Podem ser publicados livros em diversos gêneros (romance, drama, conto, crônica, cordel ou poesia). Após enviadas, as obras são analisadas e, se aprovadas, passam a fazer parte do acervo digital da FGM.
>> Consulte aqui o regulamento
A gerente de Bibliotecas e Promoção do Livro e Leitura da FGM, Jane Palma, explica as facilidades do site para quem deseja compartilhar a produção literária. “Essa plataforma abre um espaço para quem tem o sonho de publicar as próprias obras, em um ambiente virtual dentro dos gêneros romance, conto, crônica, cordel ou poesia. A ideia é incentivar o hábito da leitura e estimular a produção literária, podendo produzir, dentro do aplicativo, seu próprio livro”.
A plataforma digital é uma ferramenta do programa de arte-educação Caminhos da Leitura, que trabalha com os três pilares da educação – ler, escrever e criar – a partir de ações que incluem a circulação de livros, exposições, contação de histórias, encontros com escritores, oficinas de produção de bonecos e apresentação de Contos Cantados em escolas, bibliotecas e praças em diversos bairros da capital baiana.
Além de incentivar a prática da leitura, a iniciativa estimula a implantação de um projeto de leitura permanente nos bairros, como ponto fixo de distribuição de livros em parceria com o projeto Livres Livros e uma biblioteca itinerante em cima de uma bicicleta, Bibliocicleta.